O Grêmio anunciou, nesse sábado (28/12), a contratação do técnico Gustavo Quinteros, de 59 anos. O argentino levará a Porto Alegre integrantes da comissão técnica, e um nome chama atenção. O ex-jogador Leandro Desábato, um dos auxiliares, já foi preso por racismo contra o ex-atacante Grafite, atual comentarista do Grupo Globo.
Em 13 de abril de 2005, quando defendia o Quilmes, da Argentina, Desábato deixou o Morumbis, em São Paulo, algemado e foi direto para o 34º Distrito Policial da Vila Sônia.
O caso
Naquele dia, São Paulo e Quilmes se enfrentaram pela quarta rodada do Grupo 3 da Copa Libertadores. Pouco antes do intervalo, quando o marcador indicava 1 a 0 para os mandantes, o defensor Carlos Arano cometeu falta em Grafite. Desábato, então, apareceu no lance e proferiu insultos racistas contra o atacante brasileiro.
Irritado, Grafite empurrou o rosto do argentino e foi expulso, assim como Arano, que começou a confusão. Desábato seguiu em campo, e o confronto terminou com vitória do São Paulo por 3 a 1. À época, o brasileiro afirmou que o argentino havia o chamado de ‘negro de m****’.
Enganou-se quem pensou que o defensor do Quilmes deixaria o campo e retornaria à Argentina tranquilamente. Assim que o árbitro uruguaio Martín Vázquez apitou o fim do jogo, o delegado Osvaldo Nico Gonçalves deu voz de prisão a Desábato. Denunciado por injúria qualificada, deixou o estádio algemado.
Depois de duas noites na prisão, o argentino pagou fiança de R$ 10 mil e pôde retornar a Buenos Aires com os companheiros de equipe. Em outubro, Grafite retirou a queixa de racismo, e o caso foi encerrado. Na madrugada do ocorrido, o brasileiro depôs por mais de quatro horas.
Carreira de Desábato
Desábato foi revelado pelo Estudiantes no fim da década de 1990. Entre 2002 e 2007, foi emprestado ao Olimpo, ao Quilmes e ao Argentino Juniors. Entre 2008 e 2018, atuou pelo clube que o projetou.
Em 2020, começou a atuar em comissões técnicas. No início deste ano, virou auxiliar de Quinteros. Os dois trabalharam juntos no Vélez Sarsfield, da Argentina, e seguirão juntos no Grêmio até dezembro de 2025.
O novo técnico do Grêmio também contará com o apoio dos auxiliares Maximiliano Quezada e Rodrigo Quinteros e do preparador físico Hugo Roldán.
A notícia Ex-jogador, novo auxiliar técnico do Grêmio já foi preso em campo por racismo foi publicada primeiro no No Ataque por Sofia Cunha
Confira a matéria completa em: noataque.com.br