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Expo Usipa 35 anos Uma Edição Histórica de Conexões, Negócios e Inovação!

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O município de Ipatinga colhe os frutos de um trabalho pedagógico consistente e comprometido com a qualidade da educação. Os resultados divulgados este ano (2025), obtidos nas avaliações externas do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave), do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e do Programa de Avaliação da Educação Básica (Proeb), realizadas em 2024, evidenciam avanços significativos nos níveis de desempenho dos estudantes do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental.

Houve aumentos expressivos nos padrões de desempenho. No 2º ano, a proficiência média em Língua Portuguesa cresceu 13 pontos e, em Matemática, 17 pontos. No 5º ano, o crescimento foi de 7 pontos em Língua Portuguesa e 6 pontos em Matemática. Já no 9º ano, os estudantes apresentaram avanços de 8 pontos em Língua Portuguesa e 3 pontos em Matemática.

Para a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Ipatinga, a análise dos dados comprova a eficácia das políticas educacionais implementadas, o fortalecimento do acompanhamento pedagógico e o compromisso com a formação continuada dos profissionais da educação.

“Os resultados do Simave refletem o esforço coletivo de professores, gestores, estudantes e famílias, sinalizando que Ipatinga está no caminho certo para consolidar uma educação pública de excelência, com equidade e foco em resultados”, destacou a secretária de Educação de Ipatinga, Ana Cristina Neves de Abreu.

Simave

Para monitorar a qualidade do ensino ofertado aos estudantes mineiros, o estado de Minas Gerais realiza o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave). Criado em 2000, o sistema é implementado com a função de aferir se os alunos estão desenvolvendo as habilidades esperadas para sua etapa escolar, fornecendo informações para os gestores de rede pensarem em políticas públicas direcionadas aos desafios enfrentados pela educação no estado.

O Simave realiza, ao final do ano letivo, a avaliação somativa, voltada para a rede estadual e as redes municipais de ensino. O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, avalia os estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio. Enquanto o Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa), estabelecido em 2006, avalia os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. Ambos os programas verificam as habilidades desenvolvidas pelos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática.

Confira a matéria completa em: zug.net.br

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