Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Expo Usipa 35 anos Uma Edição Histórica de Conexões, Negócios e Inovação!

Expo Usipa 35 anos Uma Edição Histórica de Conexões, Negócios e Inovação!

Patrocínio

Coronel Fabriciano será palco, neste mês de julho, de mais uma edição do Dança em Trânsito, projeto cultural de circulação nacional que conecta cidades do Brasil por meio da dança contemporânea. O evento acontecerá no dia 7 de julho, na Escola Municipal Argeu Brandão, no bairro Manoel Maia.

A programação inclui apresentações exclusivas para alunos, professores e colaboradores da rede pública municipal de ensino, além de ser aberta gratuitamente para as famílias e a comunidade local.

A 23º Dança em Trânsito é apresentada pelo Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, e tem o patrocínio master do Instituto Cultural Vale, além da Volkswagen Caminhões e Ônibus e Engie Brasil Energia e apoio da Secretaria de Governança Educacional de Coronel Fabriciano.

O festival, que percorre o Brasil com companhias nacionais e internacionais, promove o acesso à cultura, a formação de público e o intercâmbio entre artistas de diversas partes do mundo.

Apresentações

A Escola Municipal Argeu Brandão será palco de duas apresentações: “Ziraldo, o mineiro maluquinho”. O espetáculo infantojuvenil mistura dança, teatro e circo, narrando de forma lúdica e interativa a trajetória de Ziraldo e seus personagens mais icônicos. A apresentação conta com intérpretes de Libras e audiodescrição. A realização é do Grupo Tápias – Cia Associada, com direção artística de Flávia Tápias, que conta que são 23 anos de celebração da arte em movimento. “Promovemos apresentações, formações, capacitações, reflexão e intercâmbios entre grupos de dança de diversas cidades do Brasil e ao redor do mundo.”

Outra apresentação é do projeto de residência de intercâmbio, o tradicional ROTAS. Nesta edição batizado de ROTAS DELAS, reúne três intérpretes-criadoras do Brasil e três do Canadá e o Grupo Elas do Surdo em cena, com apresentações de tambores. Na sequência, Pauline Berndsen Danse, de Montreal no Canadá, apresenta Auf Wiedersehen.

O diretor de cultura de Coronel Fabriciano, Teco Teixeira, ressalta que, entre várias cidades do país, o projeto vem sendo destaque na agenda do Dança em Trânsito. “A gente fica muito feliz, que diante de centenas de cidades brasileiras, Fabriciano vem se firmando cada vez mais como rota do Dança em Trânsito. Seremos palco desse projeto pelo quinto ano consecutivo. O público já espera esse espetáculo porque já faz parte do nosso calendário cultural.”

Dança em Trânsito 2025

Em julho de 2025, o Dança em Trânsito inicia uma extensa itinerância por 33 cidades e distritos de norte a sul do Brasil. Serão 30 companhias participantes, com grupos do Brasil, Angola, Burkina Faso, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, França, Itália e Portugal. A programação segue até outubro e inclui espetáculos, oficinas, residências criativas e ações de formação para profissionais da dança, além de rodas de conversa e workshops.

Serviço

Dança em Trânsito 2025 em Coronel Fabriciano

Dia: 07/07/2025

Local: Escola Municipal Argeu Brandão – Rua Padre Américo Magalhães, Nº2054, Bairro Manoel Maia, Coronel Fabriciano/MG.

14h30: Espetáculo “Ziraldo, o mineiro maluquinho”, com Grupo Tápias – Cia Associada, com direção artística de Flávia Tápias. Agendamento prévio com a produtora local Deborah Braga Alves no número (31) 98418.4554

16h: Projeto ROTAS DELAS, com três intérpretes-criadoras do Brasil e três do Canadá e o Grupo Elas do Surdo em cena, com apresentações de tambores.

16h15: Auf Wiedersehen, com Pauline Berndsen Danse, de Montreal no Canadá.

Produção local: Deborah Braga Alves

Coprodução local: Associação Movimenta Ação

Confira a matéria completa em: zug.net.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM