FABRICIANO – Após um amplo mapeamento, com cadastro de fazedores de cultura, e diálogo com a classe artística e sociedade civil, a Prefeitura de Coronel Fabriciano lança três editais para a aplicação dos recursos da Lei Paulo Gustavo no município.
Será um edital para o Audiovisual (apoio à produção; apoio para salas de cinemas e cinemas itinerantes; capacitação, formação e cineclube); o segundo para produção multilinguagem (que abarca diversas formas de expressão artísticas) e o último, destinado à Premiação de Bens Culturais da cidade.
As inscrições para os três editais podem ser feitas até o dia 20 de outubro (sexta-feira), exclusivamente, pelo site da Prefeitura (no link). Os editais completos, bem como os links para as páginas de inscrições, podem ser acessados no https://siscultura.fabriciano.mg.gov.br/
Em Fabriciano, serão repassados aos artistas e proponentes culturais cerca de R$ 930 mil. Os projetos aprovados serão desenvolvidos ao longo do primeiro semestre de 2024 e os recursos serão liberados no final deste ano.
Para participar é necessário atender aos seguintes requisitos:
· Ser morador de Coronel Fabriciano;
· Ser profissional da cultura e ter mais de 18 anos.
FOMENTO E INCENTIVO À CULTURA
A coordenadora de Cultura de Fabriciano, Bia Antunes, lembra que o município foi o primeiro do Vale do Aço a ter o seu plano de ação aprovado pelo Ministério da Cultura, critério para iniciar as etapas da regulamentação da Lei e garantir os recursos para a cidade.
Ao longo do ano, foram realizadas consultas públicas, escuta pública do audiovisual, reuniões dos conselhos de Cultura e Patrimônio e cadastro cultural.
“Fizemos um amplo trabalho de cadastro, mapeamento das demandas do setor e reuniões com os artistas e fazedores de cultura não apenas visando a Lei Paulo Gustavo, mas com objetivo de traçar ações para fomento e incentivo à cultura”, explica a diretora de Cultura. “Agora, com o recurso da Lei, vamos ampliar as ações, fortalecer e valorizar a categoria, beneficiar a população e movimentar a economia local”, completa.
LEI PAULO GUSTAVO
A Lei Complementar 195/2022, aprovada pelo Congresso Nacional, conhecida como Lei Paulo Gustavo, dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da Covid-19. O decreto que regulamenta a Lei Paulo Gustavo foi assinado pelo Governo Federal no dia 11 de maio de 2023. Ao todo, serão injetados na Cultura Brasileira R$ 3,8 bilhões, ainda em 2023.
A Lei Paulo Gustavo tem execução descentralizada, com repasses aos Estados e Municípios, restituindo ao setor cultural os recursos que estavam parados no superávit financeiro do Fundo Nacional de Cultura e do Fundo Setorial Audiovisual.
Compartilhe em suas redes sociais
Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br