FABRICIANO – Nos dias 4 e 5 de abril, Coronel Fabriciano sediará a 16ª Conferência Municipal de Saúde, o evento é promovido pela Secretaria de Governança da Saúde em parceria com o Conselho Municipal de Saúde. As atividades ocorrerão no Auditório do Centro Administrativo Mariano Pires Pontes, bairro Bom Jesus.
Com o tema central “Saúde Pública e Democracia: Desafios e Avanços para um SUS Ideal”, a conferência busca reforçar o Sistema Único de Saúde (SUS) diante dos desafios atuais. O evento visa promover a participação popular, garantir a sustentabilidade financeira e fomentar inovações nos serviços de saúde, com o objetivo de construir um sistema público mais eficiente e inclusivo.
Douglas Rodrigues, Presidente do Conselho Municipal de Saúde, destaca a importância da conferência como uma oportunidade de construção coletiva de propostas. “Nosso objetivo é reorganizar o modelo de atenção à saúde, discutindo os desafios enfrentados no município e estabelecendo diretrizes para a atualização do Plano Municipal de Saúde. Este evento se configura como um espaço fundamental para a participação da sociedade na formulação de políticas públicas e no fortalecimento do SUS”, afirma.
A programação inclui três palestras que abordarão temas relevantes para a saúde pública, como “Participação Social e Controle Democrático no SUS”, “Financiamento e Sustentabilidade do SUS: Desafios” e “Inovação e Equidade no Acesso à Saúde”.
No segundo dia, os participantes participarão de debates em plenária, além de formação de grupos de trabalho, onde terão a oportunidade de aprofundar as discussões e apresentar sugestões para a melhoria dos serviços de saúde no município.
As propostas elaboradas durante a conferência serão sistematizadas e utilizadas como base para a atualização do Plano Municipal de Saúde, assegurando que as demandas da população sejam efetivamente consideradas nas políticas públicas.
O Secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, explica que o Conselho Municipal de Saúde de Fabriciano é forte, atuante e participativo e foi responsável pela avaliação e aprovação de pautas essenciais para a cidade. “Temos a construção de uma UPA, a abertura do hospital, a implementação de uma pirâmide de gestão plena e construções de novas UBS’s. Essa conferência é muito importante, porque a gente consegue ouvir os anseios da população e evoluir ainda mais na saúde. Dela extraímos os indicativos de melhoria para 4 anos de gestão”, enfatiza.
Serviço
- Evento: 16ª Conferência Municipal de Saúde de Coronel Fabriciano
- Datas: 04 de abril (sexta-feira) das 18h às 22h e 05 de abril (sábado) das 08h às 12h
- Local: Auditório do Centro Administrativo Mariano Pires Pontes
Compartilhe em suas redes sociais
Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br