Uma equipe técnica da Secretaria Nacional de Assistência Social, representando o Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), esteve em Coronel Fabriciano nesta semana para avaliar os impactos causados pela forte chuva de 17 de dezembro de 2024.
Antônio Albuquerque, coordenador da Proteção Social Especial da Secretaria Nacional de Assistência Social, destacou a importância do suporte do Governo Federal em situações de emergência e calamidade. “A assistência técnica e o apoio orçamentário são essenciais para que o município enfrente de forma mais assertiva, adequada e qualificada as situações de emergência e calamidade”, explicou.
A secretária de Governança de Assistência Social, Karla Carvalho, ressaltou a relevância da presença dos representantes do MDS para apoiar as famílias impactadas. “Com os técnicos conhecendo de perto os danos causados pela tempestade, eles poderão viabilizar recursos que atenderão às pessoas atingidas, não apenas no momento atual, mas também no período de recuperação, que é contínuo”, afirmou.
Cofinanciamento Federal
O MDS oferece diversas ações para enfrentamento de emergências, incluindo o cofinanciamento federal, que consiste no repasse de recursos voltados à logística e ao apoio às pessoas afetadas. Esses recursos integram o Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergências. A colaboração entre o município e o MDS reforça o compromisso com a recuperação e o bem-estar das comunidades afetadas, garantindo que os recursos e serviços cheguem a quem mais precisa.
Recupera Fabri
O Programa Recupera Fabri, instituído pela Prefeitura de Coronel Fabriciano, destinará R$ 5 milhões em recursos próprios para atender 2.261 famílias afetadas pelas chuvas.
Nesta semana, a equipe técnica de Assistência Social está revisitando as residências das famílias impactadas. Após esse trabalho, os moradores receberão orientações via WhatsApp ou ligação para a entrega de documentos, que será realizada entre os dias 27 e 31 de janeiro.
“Estamos organizando a entrega dos documentos no Hub Fabri, localizado na Rua Dr. Querubino, 342, no Centro. Pedimos atenção às datas e horários agendados para cada família, a fim de garantir um atendimento organizado. Na sequência, será feita a liberação do pagamento e as orientações para o saque do benefício”, explicou Karla Carvalho.
Além disso, os adiantamentos do Bolsa Família e do FGTS já foram autorizados pelo Governo Federal, e o processo para liberação está em andamento. A Prefeitura está empenhada em garantir que esses benefícios sejam pagos o mais breve possível.
Com informações da ASCOM Prefeitura de Coronel Fabriciano
Confira a matéria completa em: www.itatiaia.com.br