Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Fabriciano se prepara para eleger novos Conselheiros Tutelares no dia 1º de outubro

Fabriciano se prepara para eleger novos Conselheiros Tutelares no dia 1º de outubro

Fabriciano se prepara para eleger novos Conselheiros Tutelares no dia 1º de outubro

FABRICIANO – Coronel Fabriciano já se prepara para as eleições dos novos Conselheiros Tutelares do município no próximo dia 1º de outubro, o pleito acontece também em todo o Brasil. O processo é organizado pela Comissão Especial do Processo de Escolha, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e apoiadas pela Prefeitura e pela Justiça Eleitoral.

Em Fabriciano, são ao todo 14 candidatos que concorrem a cinco vagas de titulares e cinco vagas de suplentes para a composição do Conselho, para um mandato de 2024 a 2027. Em toda a cidade, serão 14 locais de votação, totalizando 47 urnas. O processo acontecerá das 8h às 17h. Poderão votar eleitores de Coronel Fabriciano, inscritos na justiça eleitoral no município até o dia 3 de julho, já as pessoas que trocaram de domicílio depois desta data e está com situação irregular junto à justiça eleitoral, não pode votar.

O Conselho Tutelar é um órgão permanente, autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade para cumprimento dos direitos da Criança e do Adolescente. É papel do conselheiro, proteger esse público de diversas violações e ameaças como: criança desacompanhada em um bar ou na rua sem o consentimento do responsável; abuso sexual; violência física, psicológica ou moral. Assim, cumprindo as atribuições previstas no Estatuto, artigos 95 e 136, conforme preconiza a Lei n° 8,069 de 13 de julho de 1990.

Conforme a Secretária de Governança de Assistência Social, Leticia Godinho, apenas 5% do eleitorado comparece historicamente para votar nessa eleição. “A gente precisa aumentar essa quantidade de votação, pois, o conselheiro é uma autoridade e tem a responsabilidade de garantir que os direitos das crianças e dos adolescentes sejam de fato cumpridos. Eles são fundamentais para a proteção deste público, por isso, que é tão importante a gente ir às urnas no dia 1º de outubro, exercer esse ato de cidadania e de participação social”, resume.

Importante

Para votar, o cidadão deve comparecer ao local de votação, com seu título de eleitor e documento oficial com foto. O eleitor pode escolher apenas um nome para receber seu voto dentre os 14 candidatos. O voto é direto e secreto. As listas com candidatos e locais de votação estão sendo publicadas nas redes sociais e site da Prefeitura e, também estão sendo espalhadas em toda a cidade, nos serviços públicos e no comércio.

Relação de candidatos:

Adair de Carvalho N° 101

Alessandro Silva- Preciso de você – N° 111

Djalma Eugênio – N° 133

Adair de Carvalho N° 101

Dora do Conselho – N° 150

Erick Gomes – N° 123

Gleice Ferreira – N° 303

Keilen Martins – N° 119

Laci Ferreira – N° 300

Letícia Cristina – N° 651

Marquinhos Lima – N° 222

Missionária Lidiane- N° 444

Rian Carlos – N° 200

Roberta Oliveira Silva- N° 456

Waldecy Lopes- Dê- N° 799

Informações:

Dúvidas e informações pelo telefone: 3406 7400.

Compartilhe em suas redes sociais

Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM