O morador de Ipaba, Luthesco Italo, de 36 anos, que vive há 2 anos nos Estados Unidos sofreu uma parada cardíaca no dia 7 de março e segue internado com uso de alguns aparelhos, desde então.
De acordo com a família o seguro não cobre todos os gastos, além de ser muito cara a diária na clínica de recuperação. Os médicos de Luthesco, avisaram à família tudo que podia ser feito já tinha sido feito, neste caso ele seguiria o tratamento em casa. A família está correndo atrás de recurso para trazer o paciente para o Brasil. Para isso será necessário um avião equipado e preparado para esse transporte.
O orçamento feito pela família ficou em aproximadamente 160 mil dólares, equivalente a quase 800 mil reais. A irmã mais nova de Luthesco, Bruna Batista, técnica de enfermagem, comentou que não há um prazo para arrecadar esse valor, mas o quanto antes será melhor.
“Lá não tem o SUS, ele precisa de acompanhamento com a fonoaudióloga, com neurologista. Como é que ele vai continuar esse atendimento médico? Ele não vai mais ter atendimento médico, ele vai estar a domicílio, não vai ter acompanhamento nenhum, por isso a gente quer remanejar para cá, trazer para o Brasil, para continuar esse tratamento”, afirmou Bruna.
Foi aberta uma “vakinha online” para arrecadação do valor necessário. Acessando este link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/todos-pelo-luthesco-italo, é possível saber como doar e quanto ainda falta para atingir a meta. Qualquer ajuda nesse momento é importante para Luthesco e seus familiares. A ajuda não precisa ser apenas em dinheiro, pode ser também através de instrução de profissionais seja da área da saúde, advocacia, médica, neurológica, fonoaudióloga ou da enfermagem.
Para quem desejar realizar doação via PIX, a família disponibilizou este: CPF: 039 080 146 11 Nome: Lucilene Helena Silva (esposa de Luthesco) No vídeo, a esposa Lucilene Helena Silva, conta um pouco da rotina no hospital nesses meses e mostra o estado de saúde do marido.