Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço » Ipatinga » Festival regional de dança é atração especial em Ipatinga

Festival regional de dança é atração especial em Ipatinga

mn_20240621141936_56MvxeFpAQ.jpg

21 de junho, de 2024 | 16:00

Festival regional de dança é atração especial em Ipatinga

Fotos: Divulgação/FESTIVA
Ipatinga recebe a 4ª edição da mostra de dança: evento tem classificação livre e entrada gratuita Ipatinga recebe a 4ª edição da mostra de dança: evento tem classificação livre e entrada gratuita

Neste sábado (22), às 16h, será realizada a 4ª edição do Festival de Dança do Vale do Aço – FESTIVA 2024. O evento terá cerca de duas horas de duração e contará com a apresentação de dois espetáculos e a mostra de dança com coreografias selecionadas de várias modalidades, como ballet, jazz, danças libanesas, sapateado, dança de salão, dança cigana, flamenco e danças urbanas, executadas por adultos e crianças. A atração tem classificação livre e entrada gratuita, mediante retirada de ingressos na bilheteria do Teatro do Centro Cultural Usiminas (Shopping do Vale do Aço) ou por meio da plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/).

Na abertura do evento, estarão no palco a Companhia Cíntia Barros, o Grupo Belly Dance Se Toque/Ipatinga e o Studio Cristina Garcia/Itabira para apresentar o espetáculo “Asas que te movem”, revelando “a beleza da cultura árabe”, conforme descreve a produção. Já a mostra de dança terá 12 coreografias de várias companhias que atuam no Vale do Aço e que foram selecionadas por uma banca de especialistas formada pela equipe do projeto.

No total, 34 inscrições foram avaliadas em requisitos como técnica, sincronia, harmonia, expressão, musicalidade, tempo e espaço. “As coreografias que obtiveram os melhores conceitos foram selecionadas. Todos os participantes apresentaram trabalhos de muito talento, deixando a seleção disputada”, pontuou Cíntia Barros, produtora do festival. Os grupos escolhidos receberam R$ 250 como premiação para a ajuda de custo por participação.

O encerramento dessa edição ficará por conta da Orfeu Cia. de Dança/Timóteo com a pré-estreia do espetáculo “Encontrar Você”, como resume a produção: “um jazz lírico que celebra a busca pelo amor próprio e a conexão com o outro e apresenta coreografias expressivas e emocionantes”. A mostra de dança não possui caráter competitivo e a lista completa com todos os selecionados consta no Instagram oficial do evento: @festiva.valedoaco.

Inclusão e interação
A produção informa que o evento contará com tradutor e intérprete em Língua Brasileira de Sinais (Libras). “A equipe que atuará no festival de dança participou de uma capacitação em Libras, com o objetivo de garantir um melhor atendimento e recepção aos surdos. A inclusão e a humanização são constantes no evento desde a sua criação”, revelou.
Na próxima segunda-feira (24), a programação do projeto inclui a realização do workshop “Danças Regionais do Egito”, para 50 alunos da Escola Municipal Nelcina Rosa de Jesus (Veneza I). “A expectativa é que o workshop promova um espaço de encontro com a cultura árabe, conexão e troca de conhecimentos”, informa a produção.

Grupos do Vale do Aço apresentam coreografias diversasGrupos do Vale do Aço apresentam coreografias diversas

Histórico
A iniciativa de promover a dança árabe na região surgiu em 2017, a partir do interesse da bailarina e professora de dança Cíntia Barros, que deu o nome de “Festival de Dança do Vale do Aço”. “Na época, a produtora, vislumbrou a oportunidade de criar um espetáculo que abrisse espaço para a apresentação de profissionais de diversos segmentos da dança e promovesse a união da classe artística”, contou.
Já em 2018, a sigla “FESTIVA” passou a ser adotada na identificação e divulgação do projeto, e por dois anos consecutivos a produção contou com extensa programação reunindo mostra de dança, concurso, indicação de bailarino e coreografia destaque e espetáculo de encerramento. O evento era realizado com recursos próprios, incluindo taxas de inscrições para o concurso e vendas de ingressos na bilheteria para o público.

A edição atual do festival de dança “apresenta uma proposta mais dinâmica e atualizada”, diz a produção que é financiada com recursos da Lei Paulo Gustavo no município de Ipatinga. “A aprovação do projeto na lei cultural contribuiu para a ampliação do acesso da população do Vale do Aço e região à cultura, por meio da dança, com valorização de diversos públicos, inclusão e gratificação de bailarinos que receberam ajuda de custo por participar desse grandioso evento”, reforça Cíntia Barros.

SERVIÇO
FESTIVA 2024 – 4ª edição
Sábado (22/6), às 16h
Local: Centro Cultural Usiminas
Ingressos gratuitos: www.sympla.com.br
Mais informações: (31) 98869-4564

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Confira a matéria completa em: www.diariodoaco.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM