A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) anunciou um novo serviço digital que possibilita aos pacientes dos hospitais João XXIII, Infantil João Paulo II e Maria Amélia Lins, em Belo Horizonte, o acesso remoto e seguro aos seus prontuários médicos. Desde o início de maio, os usuários podem solicitar cópias de documentos como prontuários, exames e sumários de alta diretamente através do MG App e do Portal MG.
Essa inovação já foi utilizada por aproximadamente cem pacientes, incluindo a babá Maria da Conceição Leris Pena. Moradora de Ponte Nova, ela relata que anteriormente precisava percorrer 179 quilômetros para obter uma cópia de seu prontuário. “Recomendo, foi muito bom usar. Me assustei porque veio muito rápido, com dez dias recebi. Senti muita confiança,” diz Maria, que não possui formação acadêmica, mas conseguiu baixar e utilizar o aplicativo com facilidade.
Nas três primeiras semanas de uso, o MG App capturou cerca de 40% da demanda média mensal de 250 pedidos em papel. Isso resulta de uma parceria entre a Fhemig e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), visando promover a transformação digital e simplificar a vida dos mineiros.
Transformação Digital na Saúde
A gerente de Tecnologia da Informação da Fhemig, Carolina Gabarra, ressalta que essa colaboração é crucial para modernizar a gestão da saúde pública em Minas Gerais. “Esse projeto é um marco, representa um avanço significativo ao integrar tecnologia e cuidado,” explica Carolina.
O aplicativo foi implementado com a ferramenta ProBPMS, desenvolvida pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) e permite um gerenciamento eficiente do processo de solicitação e entrega dos prontuários.
“PERCEBER A MUDANÇA E O IMPACTO POSITIVO NA VIDA DO CIDADÃO É UM DOS RESULTADOS MAIS GRATIFICANTES DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL,” diz Fabrício Salum, superintendente de Governança Eletrônica da Seplag-MG.
A estratégia estadual de digitalização busca proporcionar agilidade e inclusão na prestação de serviços à população. Com a adesão do serviço digital, a expectativa é que, nos próximos meses, todas as unidades da Rede Fhemig implementem essa funcionalidade, garantindo acesso rápido e seguro aos documentos médicos dos usuários do SUS.
Além disso, o serviço permite que o usuário escolha entre receber os documentos por e-mail ou pessoalmente. Isso mantém ativas as opções de solicitação presencial e por e-mail, atendendo todos os perfis de usuários.
A gerente de Gestão da Informação do CHU, Giselle Neves, considera a iniciativa um marco na interação do cidadão com o sistema de saúde, contribuindo para uma gestão pública mais moderna, econômica e ambientalmente responsável.
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