Search
Close this search box.
Home » Fique Ligado » Fiscais ambientais participam de treinamento para identificação de fraudes em anilhas de aves  

Fiscais ambientais participam de treinamento para identificação de fraudes em anilhas de aves  

Fiscais ambientais participam de treinamento para identificação de fraudes em anilhas de aves  

Fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e integrantes da Polícia Militar de Meio Ambiente participaram, nos dias 17 e 18/10, de treinamento sobre o Sistema de Gestão e Controle de Passeriformes (Sispass) e as principais formas de identificação de fraudes encontradas durante as fiscalizações de criadores amadores de aves. 

A identificação é feita por meio da análise de plantel e de anilhas, que é um sistema de marcação de espécimes utilizados em passeriformes que permite o registro e a identificação da ave. A atividade foi conduzida por integrantes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).  

O Sispass é um sistema utilizado pelo Ibama e pelos órgãos estaduais e reúne informações sobre a criação amadorista de passeriformes (dados de criadores e seus respectivos plantéis, bem como as movimentações que são realizadas dentro do sistema).“Foram dois dias de treinamento, com aulas teóricas e práticas, nas quais os técnicos debateram a norma que rege a criação amadorista de passeriformes, aperfeiçoaram o conhecimento do Sispass e também conheceram técnicas de análise de anilhas e elaboração de relatórios”, explicou o analista ambiental do Ibama, Ivan Paulo Ortiz Pereira. 

O analista ambiental Sylvio Veiga Modesto, que também ministrou o curso, disse que o objetivo do treinamento é preparar o fiscal no uso do Sispass e na identificação de anilhas fraudulentas ou irregulares. “São 12 horas de aulas nas quais também há estudos de caso”, observou.  

Inteligência

A diretora de Inteligência e Ações Especiais da Semad, Elisangela Aparecida Tonon de Oliveira, explica que o intuito do treinamento é aprimorar os conhecimentos e técnicas para identificação de irregularidades, com foco no combate ao tráfico de fauna silvestre. 

“A fauna é uma agenda de fiscalização da Semad, que neste ano foi incluída no Plano Anual de Fiscalização com maior intensidade. A cada três meses é realizada uma operação ordinária específica da fauna pelas diretorias regionais de fiscalização e também pela Polícia Militar de Meio Ambiente. Nesse contexto, é importante que os agentes de fiscalização desenvolvam novas estratégias para levantamento de informações que subsidiem ações que desmobilizem a cadeia do tráfico de animais silvestres”, explica. 

O sargento Newton Assis dos Anjos, de Ipatinga, lembra que a Polícia Militar de Meio Ambiente atua na ponta das fiscalizações, com atividades constantes na vigilância sobre a fauna. “Faz parte da nossa rotina a fiscalização de pássaros em cativeiro e é muito comum nos depararmos com cidadãos em conflito com as normas”, conta. Ele observou que participaram do treinamento integrantes das 16 Companhias de Meio Ambiente do Estado. 

 

Confira a matéria completa em: www.agenciaminas.mg.gov.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM