O status no Flamengo é de crise, cenário que nem os bastidores e nem o desempenho dentro de campo deixam esconder. O empate com o Goiás, que luta contra o rebaixamento, só aumenta o horizonte negativo na Gávea, de um time que só tem três vitórias nos últimos 11 jogos do Brasileirão.
O Rubro-negro soma 40 pontos e pode ser ultrapassado, ainda nesta rodada, pelo Athletico Paranaense, ficando de fora da zona de classificação para a próxima Copa Libertadores. É fato conhecido, porém, que esse grupo de classificação para o principal torneio da Conmebol varia conforme o desfecho da Libertadores e Copa do Brasil, podendo se tornar um G8, inclusive se o próprio Fla conseguir reverter o placar negativo contra o São Paulo na decisão da Copa no final de semana.
Paquetá e Vini pelo Fla @Staff Images / Flamengo
Apenas no Brasileirão, à parte dos cinco títulos já perdidos neste ano, o Flamengo não tinha um desempenho tão ruim assim desde 2017. Há seis anos, o Rubro-negro somava 38 pontos na disputa, menos dois que os 40 de hoje, mas ainda assim vinha com uma posição melhor – na época a pontuação rendia um 5º lugar para aquele time, que era treinado por Reinaldo Rueda e tem como único remanescente Éverton Ribeiro. Figuras como Lucas Paquetá e Vinícius Júnior vinham surgindo no Flamengo.
Se a comparação do desempenho do Flamengo no Brasileirão for não pela pontuação, mas pela posição, a realidade é ainda pior. Há nove anos o clube não chega nesta fase da competição tão em baixa – a última vez foi em 2014, quando numa 24ª rodada estava em 10º lugar.
Três vitórias em 11 jogos
O Flamengo vinha em escalada no Campeonato Brasileiro até entrar, aos poucos, em crise. O empate com o Palmeiras, que foi um bom resultado fora de casa, ao mesmo tempo abriu uma sequência de três empates, que foi interrompido por uma vitória, e desde então uma grande instabilidade: seis empates, três vitórias e duas derrotas no intervalo.
Entre todos os clubes do Brasileirão, apenas quatro times venceram menos vezes que o Flamengo nos últimos 11 jogos: Cruzeiro, São Paulo e América Mineiro venceram duas vezes, enquanto o pior no quesito é disparado o Internacional – somente um triunfo, conquistado na última rodada.
A pontuação do Flamengo nesse período de crise levou a queda da segunda para a sexta colocação. No intervalo, foram 15 pontos somados, o que renderia em um campeonato desse recorte o 10º lugar, empatado com Atlético Mineiro, Corinthians e Goiás.
Confira a matéria completa em: www.ogol.com.br