Definitivamente, o Foo Fighters gosta de fazer longos shows no Brasil.
A atual turnê da banda, que divulga o novo disco But Here We Are, tem rolado em diversas cidades dos Estados Unidos e, por lá, Dave Grohl e companhia têm feito shows que variam entre 17 e 20 músicas, chegando no máximo a duas horas e meia de duração.
Em Curitiba, nessa noite de 07 de Setembro, foram 23 canções, várias dedicações de amor ao Brasil e três horas de uma entrega pra lá de enérgica no palco.
Como Foi o Show do Foo Fighters em Curitiba
A banda iniciou seu set com a base do que vem tocando lá fora, abrindo os trabalhos com “All My Life”, “The Pretender”, “Learn To Fly” e “No Son Of Mine”.
Logo de cara, deu pra ver que o show seria especial, pois Dave Grohl disse que essa “seria uma longa noite”, que esse início era só o aquecimento e em praticamente todas as canções, o Foo Fighters fez improvisações e as levou a durações bem maiores do que as gravações originais.
Em “No Son Of Mine”, por exemplo, vieram trechos de “Enter Sandman” do Metallica e “Paranoid”, do Black Sabbath, em momentos onde Grohl disse que queria “conhecer a plateia”.
Falando com o público o tempo todo, o frontman da banda disse que é consenso no mundo todo, entre todas as bandas, que “o público brasileiro é o mais louco do mundo”, e chegou a afirmar que percebeu isso logo de cara quando veio aqui tocar com o Nirvana nos Anos 90.
Continua após o vídeo
Dave Grohl colocou a memória pra jogo e se lembrou de quando veio com o Nirvana ao Brasil… só pra falar que o público brasileiro é MALUCO! 🤪 O Foo Fighters está se apresentando agora em Curitiba. pic.twitter.com/3cwIa28czL
— Tenho Mais Discos Que Amigos! 🎶 (@tmdqa) September 8, 2023
Músicas de Todos os Discos
Em um momento, Dave agradeceu pelo público apoiar a banda há 28 anos e disse que ela tocaria músicas de todos os seus 10 discos já lançados.
A promessa foi cumprida, e todos os álbuns foram agraciados com pelo menos uma canção no setlist, sendo que o mais recente deles, But Here We Are, foi o campeão com cinco faixas.
Esse, aliás, foi o ponto agridoce da apresentação: melhor trabalho da banda desde Wasting Light, o disco parece ter sido esnobado pelo público, e nenhuma de suas músicas empolgou.
Em vários momentos onde eram tocados sons como “Rescued” e “Under You”, parecia que a Pista Premium havia virado um bar, com muita gente conversando e até virando de costas para o palco. Na hora do bis, que começou com a extensa “The Teacher”, isso ficou ainda mais evidente.
Violet Grohl, filha de Dave que tem feito backing vocals em momentos como “Shame Shame” e “Show Me How”, não veio ao Brasil, e enquanto a primeira música apareceu no show, a segunda ficou de fora.
Por outro lado, fãs “old school”, como o próprio Dave afirmou, foram presenteados com momentos como “Generator”, que não costuma aparecer nos shows.
Covers e Mensagens Emocionadas
As covers fazem parte dos shows do Foo Fighters há algum tempo, e nessa turnê não foi diferente.
Além das duas já citadas acima, a apresentação dos integrantes da banda veio repleta de versões, com Pat Smear tocando “Blitzkrieg Bop” do Ramones, Grohl celebrando o currículo do baterista Josh Freese e tocando Nine Inch Nails e DEVO, e o baixista Nate Mendel puxando “Sabotage”, clássico do Beastie Boys.
Ao terminar a apresentação, Dave ouviu que a plateia gritava seu nome, agradeceu pelo carinho e tocou “Stairway To Heaven”, do Led Zeppelin, coisa que disse que nunca havia feito na vida.
Foo Fighters tocando a belíssima “Aurora”, a música favorita de Taylor Hawkins, em Curitiba 🥹 E olha esse flashmob com balões brancos, que lindo! Dave Grohl prometeu que vai sempre tocá-la 🫶 pic.twitter.com/n2CDgW4ZHn
— Tenho Mais Discos Que Amigos! 🎶 (@tmdqa) September 8, 2023
Mais ao final do show, um momento emocionante aconteceu quando o vocalista disse que a banda nunca mais iria parar de tocar a próxima música em seus shows, já que ela era a favorita do saudoso baterista Taylor Hawkins.
Veio então a belíssima “Aurora”, coroada por uma ativação dos fãs, que levaram balões brancos para o local.
Ao final das contas, quem esteve em Curitiba viu mais um showzão do Foo Fighters, que parece tirar fôlego de onde nem tem para seguir em frente e viver a vida.
Dave Grohl parecia mais emocionado e enérgico do que nunca, mesmo após ter perdido a mãe e seu melhor amigo, e antes de tocar “Everlong” na saideira, afirmou que existe um “relacionamento” entre banda e público após tantos anos: “nós só ajudamos a salvar as suas vidas porque vocês ajudam a salvar as nossas.”
Amanhã (09) a banda toca no festival The Town em São Paulo.
Setlist após o vídeo
😳 Foo Fighters acabou de fazer um show de 3 horas de duração em Curitiba, dois dias antes do The Town. Olha aí um trechinho de “Everlong” fechando a noite. pic.twitter.com/BOvcnwKfQ2
— Tenho Mais Discos Que Amigos! 🎶 (@tmdqa) September 8, 2023
Setlist – Foo Fighters em Curitiba (07/09)
- All My Life
- The Pretender
- Learn to Fly
- No Son of Mine
- Rescued
- Walk
- Times Like These
- Under You
- La Dee Da
- Breakout
- My Hero
- This Is a Call
- The Sky Is a Neighborhood
- Shame Shame
- Nothing at All
- These Days
- Generator
- The Glass
- Monkey Wrench
- Aurora
- Best of You
Bis: - The Teacher
- Everlong
Mais Vídeos
Veja mais vídeos da noite acessando o perfil oficial do TMDQA! no Instagram.
PLAYLIST – BRUNO MARS
AQUECIMENTO BRUNO MARS: principal atração do festival The Town com dois shows, o músico tem hits imensos e uma carreira de respeito. Ouça agora mesmo a playlist Bruno Mars Top Hits e siga o TMDQA! no Spotify!
Confira a matéria completa em: www.tenhomaisdiscosqueamigos.com