Para que se tenha ideia da magnitude do trabalho, em condições normais a coleta diária de resíduos na cidade é de 130 toneladas
A violência da tromba d’água que castigou Ipatinga na madrugada de domingo (12), com registro de uma precipitação pluviométrica de mais de 200 milímetros num espaço de apenas três horas, pode ser traduzida também pelo imenso volume de lama que se acumulou pelos mais diversos espaços públicos e particulares da cidade. Montanhas de terra originárias de desmoronamentos e carreamentos pela enxurrada, assim como do transbordamento de córregos e galerias, ainda são removidas nas zonas urbana e rural do município, exigindo que máquinas, caminhões e homens se desdobrem em ações diuturnas para desobstrução dos pontos afetados.
De acordo com levantamento divulgado pela Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), em apenas dois dias foram recolhidas 1.500 toneladas de lama, transportadas por cerca de 160 caminhões. Para se ter ideia da magnitude do trabalho, em condições normais a coleta diária de resíduos na cidade é de 130 toneladas, ou seja, o volume produzido pelos chuvas pode ser comparado ao total de materiais coletados em quase duas semanas pelo serviço de limpeza.
A força-tarefa é composta por 116 equipamentos pesados, incluindo dez pás-carregadeiras, 15 retroescavadeiras, três escavadeiras hidráulicas, 17 caminhões-pipa, cinco caminhões hidrojato, cinco caminhões carroceria, um Bobcat e um caminhão Munck.
Um exército de cerca de 950 trabalhadores está mobilizado nas ruas, entre motoristas, ajudantes, operadores de máquinas, servidores efetivos e comissionados, e equipes terceirizadas das secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) e Obras, fora os grupos de voluntariado.
Os trabalhos começaram logo nas primeiras horas de domingo (12), com emprego de 80 equipamentos até o final do dia, focando em áreas mais críticas, e avançaram na segunda-feira (13), com a ampliação das equipes e a utilização de mais de uma centena de unidades mecanizadas. O resultado já é visível em diversas regiões da cidade, com ruas sendo desobstruídas e imóveis antes isolados voltando a ter acesso.
A Prefeitura de Ipatinga reforça seu compromisso em acelerar os serviços de limpeza e reconstrução. “O objetivo é garantir a segurança e o bem-estar da população, restabelecendo a normalidade no menor tempo possível”, destacou a administração municipal em nota oficial.
“Os esforços continuarão nos próximos dias, com a intensificação das ações em diferentes bairros da cidade. A Prefeitura segue trabalhando para superar este desafio com união e dedicação, atendendo às necessidades dos moradores”, complementa.
Confira a matéria completa em: zug.net.br