Volume de chuva registrado na cidade de sábado até esta terça-feira, é de 82 milímetros. Lama invade casa no bairro Carapina em Governador Valadares
Quézia Prado/Inter TV dos Vales
O
Voltou a chover forte em Governador Valadares no fim da noite dessa segunda-feira (22) e madrugada desta terça-feira (23). Desta vez, os ventos não foram tão violentos como os de sábado.
No entanto, o volume de água registrado foi quase três vezes maior que o temporal do fim de semana, 65 milímetros. Sábado foram 17 milímetros.
Por causa da tempestade que trouxe estragos para Valadares o prefeito André Merlo (União Brasil), decretou situação de emergência.
Decretação de situações de emergência, são o reconhecimento (legal) pelo poder público de situação anormal, provocada por desastres, causando danos para a comunidade afetada.
Transtornos causados pelo temporal
Fábio Monteiro/Inter TV dos Vales
Estragos nas últimas 24 horas
O Corpo de Bombeiros informou que uma família de seis pessoas ficou presa dentro de casa na rua Cacique, bairro Nossa Senhora das Graças, depois que um muro de arrimo desabou parcialmente e impediu os moradores de sair.
Foi preciso quebrar uma parede na casa de um vizinho para resgatar as pessoas. Ninguém ficou.
No bairro Carapina a rede mestre, que distribui água para as casas da rua estourou durante a chuva da madrugada. Pelo menos quatro imóveis foram invadidos pela lama formada com a água da chuva e do cano.
Uma moradora reclamou que há quase 90 dias fez uma reclamação no SAAE sobre os problemas na rede e agora, o cano estourou e trouxe transtornos.
Já no distrito de Pontal, duas famílias ficaram ilhadas depois que o Córrego do Onça transbordou. Dois idosos foram resgatados além de uma outra família com uma criança pequena.
O mergulhão da avenida Minas Gerais ficou alagado e está interditado para a retirada da água.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1Vales no WhatsApp
Paralelo a isso, há registro na cidade de falta de energia elétrica na região central da cidade e bairro Vila Bretas.
A Cemig havia informado que até o fim da tarde dessa segunda-feira (22), que apenas 5% dos moradores afetados, em torno de 7.500 pessoas, estavam sem luz.
O g1 fez contato com a companhia e aguarda uma atualização sobre a situação na manhã desta terça.
Lama que invadiu casa em Governador Valadares
Quézia Prado/Inter TV dos Vales
Defesa Civil
A Defesa Civil de Governador Valadares informou que o Rio Doce não apresenta risco de enchentes para o momento.
Prefeitura lança aplicativo para a alertar população sobre as cheias do Rio Doce
Informou também que equipes estão em campo monitorando os estragos e que não há registros graves envolvendo feridos, desabrigados ou desalojados.
Sobre os casos citados acima, a Defesa Civil informou que serão realizadas vistorias para a realização dos reparos pelas equipes do SAAE e SMOSU.
Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais
Veja mais notícias da região em g1 Vales de Minas Gerais.
Confira a matéria completa em: g1.globo.com