É a primeira vez que os jovens dominam a sociedade ao longo da evolução humana. Sempre os anciãos sejam nas tribos, nas famílias, passam de cima para baixo o conhecimento de como viver, de como fazer as coisas; tudo é passado através dos anos pelos mais experientes.
Com o advento da tecnologia, é a primeira vez que os jovens comandam a sociedade; estão no topo da cadeia social. E, por quê? Porque os mais velhos não dominam algumas tecnologias que são hoje muito valorizadas, inclusive no mercado de trabalho.
A quarta revolução industrial, também conhecida como Indústria 4.0, que é a que nos estamos atualmente, refere-se a uma nova fase na evolução da produção industrial, caracterizada pela fusão de tecnologias digitais, físicas e biológicas. Essa revolução está sendo impulsionada por avanços em áreas como inteligência artificial, robótica, computação em nuvem, big data, biotecnologia, entre outras. Essa revolução está transformando os processos de produção, tornando-os mais flexíveis, eficientes e customizáveis.
A Geração Y e Z representam o futuro da nação em muitos aspectos. Essas gerações estão entrando no mercado de trabalho, participando ativamente da sociedade e moldando as tendências culturais e políticas. Essas gerações cresceram em um mundo em rápida evolução, eles tendem a ser mais adaptáveis e flexíveis em face das mudanças. E isso, pode ser um recurso valioso em um futuro onde a incerteza e a volatilidade é cada vez mais comum.
Portanto, a Geração Y e Z representam o futuro promissor e dinâmico da nação, porém os jovens dessas gerações ainda não estão preparados para liderar o caminho para um futuro mais inclusivo, sustentável e inovador.
O aumento da tecnologia, uso exagerado de dispositivos eletrônicos e redes sociais, têm colaborado para que os jovens se sintam pressionados pela sociedade, onde todos aparentemente possuem vidas perfeitas e, na realidade, é totalmente diferente. As crises de ansiedade, depressões e tendências suicidas têm sido o mal que consome essas gerações. O dado da comparação e o desejo de pular as fases da vida, em decorrência das rápidas mudanças no mundo, também tem colaborado para tais crises existenciais. Em suma, essas gerações muito idealiza, mas pouco realiza. A geração Z, por exemplo, não deseja cargos de liderança e muito menos trabalhar.
É importante reconhecer que, embora a maturação dos jovens possa apresentar desafios, também oferece oportunidades significativas de crescimento, aprendizado e auto descoberta. Apoiar os jovens durante esse processo emocional, com educação sobre tomada de decisões responsáveis e acesso a recursos de saúde mental pode ajudar a mitigar alguns dos aspectos negativos da maturação necessária.
O anseio de chegar à linha de chegada pode ser uma fonte poderosa de inspiração e motivação, mas também é importante apreciar e valorizar a jornada ao longo da caminhada. Cada passo, cada desafio e cada aprendizado são partes integrais da experiência de busca dos objetivos, contribuindo para o crescimento pessoal e o desenvolvimento ao longo da vida.
Eu, Alexandre Magno, como advogado e empreendedor, posso ensinar com as experiências que adquiri. Façam as suas escolhas com sabedoria, mas sabemos que ela vem com o tempo; a vida é um conjunto de escolhas, fazemos escolhas certas e erradas, mas todas servem para o nosso processo de evolução e, no final de tudo vocês vão entender que a vida não é uma corrida com uma linha de chegada. Não compare o seu capítulo 1 com o capítulo 10 de alguém.
A vida nos escolhe, através da Justiça Divina, para passar por experiências, processos de desenvolvimento, sendo que cada pessoa tem seu tempo, cada pessoa está na sua própria fase, não se preocupem com o futuro, não tema, aliás, vocês são o futuro. Então, por favor, foquem, vocês fazem parte das gerações que irão dominar o mundo, vocês são o nosso futuro, vocês tem uma missão.
O ensinamento que passo é: se necessário for, perca-se… é um lembrete para não ter medo de se arriscar, de se aventurar e de se permitir explorar novos territórios, tanto internos quanto externos. É através dessa disposição para se perder que, muitas vezes, encontramos a verdadeira liberdade, crescimento e realização na nossa vida.
Confira a matéria completa em: zug.net.br