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Gigantes brasileiros se veem dependentes das bets, que inflacionam mercado < No Ataque

Corinthians apresenta Esportes da Sorte como patrocinadora (foto: Jos Manoel Idalgo/Agncia Corinthians)

Luciano Trindade – Nos ltimos anos, a frase “o clube fechou o maior patrocnio de sua histria” virou motivo de orgulho entre dirigentes brasileiros. Por trs desse fenmeno, os sites de apostas esportivas passaram a dominar o mercado, sobretudo nos espaos nobres das camisas, inflacionando contratos e criando uma relao de dependncia financeira.

Atualmente, 16 dos 20 clubes que vo disputar a Srie A do Campeonato Brasileiro em 2025 tm uma casa de apostas como seu maior parceiro. Essa presena dever aumentar em breve e alcanar 90% das equipes, uma vez que Grmio e Internacional negociam atualmente com empresas do setorat dezembro de 2024, a dupla gacha mantinha vnculo com o banco Banrisul.

S Bragantino (Red Bull) e Mirassol (Guaran Poty) continuaro com outra empresa como principal patrocinadora. O dado refora uma tendncia no Brasil. De 2023 para 2024, saltou de 11 para 14 o nmero de equipes que estampam casas de apostas no centro dos seus uniformes.

Neste ano, o Palmeiras deixou de ser uma das raras excees do futebol brasileiro. Depois de dez temporadas, o clube da zona oeste paulista encerrou a parceria com a Crefisa e fechou com a Sportingbet. O acordo, de trs anos, render R$ 100 milhes fixos por temporada, corrigidos pela inflao, e o nmero pode subir para R$ 170 milhes com bnus por metas atingidas.

O valor fixo representa um aumento de 23% em relao aos R$ 81 milhes fixos que pagava a empresa de crdito da qual a presidente da agremiao alviverde, Leila Pereira, dona.

No discurso em que apresentou o novo parceiro, a dirigente elogiou sua “credibilidade e capacidade econmica”. Esse segundo aspecto citado por ela o que faz dos sites de apostas esportivas o tipo de parceiro mais buscado pelos clubes.

“Quanto mais disputado um segmento, mais concorrncia pelos principais clubes, e por consequncia, maiores preos”, afirmou Ivan Martinho, professor de marketing esportivo da ESPM.

Para ele, no possvel prever se algum segmento poder, no futuro, ocupar o lugar das bets. “A histria nos mostra que outras eras podem surgir.”

No histrico recente, nenhum outro segmento entrou no futebol com o mesmo apetite. As bets dominam com folga o ranking dos maiores patrocnios do futebol brasileiro. Entre os dez primeiros dessa lista, todos os acordos so de ao menos R$ 42 milhes anuais valor embolsado por Cruzeiro e Fluminense, respectivamente, de Betfair e Superbet.

No pdio, esto Flamengo (R$ 105 milhes, Pixbet), Corinthians (R$ 103 milhes, Esportes da Sorte) e Palmeiras (R$ 100 milhes, Sportingbet). O clube do Parque So Jorge o nico que fechou recentemente um contrato com valor fixo menor do que o que recebia de seu parceiro anterior.

Isso aconteceu porque o time alvinegro rompeu o contrato de R$ 120 milhes com a VaideBet em meio investigao da Polcia Civil e do Conselho do clube, ambas ainda sem concluso, sobre o pagamento de R$ 25 milhes para uma empresa pela intermediao do negcio. A suspeita da polcia, no entanto, que o intermedirio era um laranja o clube diz ser vtima.

De qualquer maneira, o dinheiro que o Corinthians passou a receber representa um grande salto em relao ao que se viu at 2023. Naquele ano, a Hypera Pharma pagou R$ 22 milhes por ano para estampar um de seus produtos, as Vitaminas Neo Qumica, na camisa.

Ainda considerando os dez maiores patrocnios do pas, nove times tiveram aumentos exponenciais com o ltimo contrato que firmaram, com destaque para o Santos, que passou a receber R$ 55 milhes fixos por ano com seu novo parceiro, a Blaze, representando um aumento de 358,33% em relao ao acordo anterior.

Para calcular a valorizao dos patrocnios mster de cada equipe, a reportagem corrigiu os valores de acordo com a inflao do perodo.

“Nos ltimos anos, vimos o desinteresse de reas da indstria, do comrcio e dos servios em patrocinar o esporte. Tanto que havia antes a dependncia a bancos e empresas pblicas”, disse Jos Francisco Manssur, scio do escritrio CSMV Advogados. Ele participou da elaborao das regras para o setor de apostas como assessor especial da Secretaria Executiva do Ministrio da Fazenda.

Mesmo que o cenrio atual indique uma dependncia dos clubes desse setor, Manssur v aspectos positivos. “Quando a gente encontra um segmento privado com alto poder de investimento, disposto a entender que o esporte uma tima ferramenta para atingir o seu pblico […], temos que considerar isso como uma externalidade positiva”.

A oferta de sites de apostas esportivas liberada no Brasil desde 2018, mas a atividade comeou a ser regulamentada no pas apenas no ano passado.

A partir da regulamentao, iniciou-se uma corrida entre as bets para obter a licena para operar de forma regular no pas. As bets autorizadas para atuar em mbito nacional precisam se adequar ao conjunto de normas aprovadas pelo Congresso e detalhadas em portaria da Secretaria de Prmios e Apostas, ligada Fazenda. Cada uma das empresas teve que pagar R$ 30 milhes pela licena para atuar no pas.

Confira a matéria completa em: noataque.com.br

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