O Governo de Minas apresentou, nesta quarta-feira (15/1), em Belo Horizonte, novas ações emergenciais preparadas para atuação durante o período chuvoso em todo o estado. Entre as medidas de efeito imediato está a criação, determinada pelo governador Romeu Zema, de duas linhas de crédito via Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).
As linhas serão disponibilizadas para: financiamento de micro e pequenos empresários prejudicados. Serão R$ 50 milhões com taxa de 0,9% ao mês. E também para municípios construírem habitações populares para realocação de famílias em áreas de risco.
O Governador Romeu Zema falou sobre as linhas de crédito disponibilizadas e outras ajudas como o Piso Mineiro de Assistência Social que será antecipado para os caixas dos municípios. Somente para Ipatinga serão antecipados cerca de um milhão de reais, que seriam repassados durante os próximos meses.
Outro anúncio foi de envio de profissionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) para reforçar as ações de vistoria de imóveis e suporte às equipes da Defesa Civil.
Em Ipatinga e região, os engenheiros vão ajudar na verificação das condições estruturais de imóveis prejudicados pelas enchentes e deslizamentos, contribuindo para a segurança da população local.
O governador Romeu Zema também destacou a atuação da defesa Civil estadual, com vários kits para os municípios e a utilização de detentos para auxiliar na remoção de entulho e limpeza de vias públicas. Na região de Ipatinga, por exemplo, são 165 pessoas privadas de liberdade trabalhando ativamente, segundo informou o governador Romeu Zema.
Zema esteve no Vale do Aço no início da semana, onde vistoriou os trabalhos de resgate e auxílio aos familiares das vítimas, desabrigados e desalojados em decorrência dos deslizamentos de terra registrados após as fortes chuvas que atingiram as cidades de Santana do Paraíso e Ipatinga.
As Forças de Segurança do Estado – Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar – seguem mobilizadas desde o primeiro momento para atendimento à população.
Com informações da ASCOM MG e Agência Minas
Confira a matéria completa em: www.itatiaia.com.br