Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Governo brasileiro combate fome e promove inclusão social

Governo brasileiro combate fome e promove inclusão social

Governo brasileiro combate fome e promove inclusão social

A estratégia do governo brasileiro para restabelecer a rede de proteção social, por meio de políticas públicas de transferência de renda e complemento alimentar, resultou na retirada de milhares de pessoas de situações de emergência. Isso foi afirmado pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, durante o programa Bom Dia Ministro, transmitido pela Empresa Brasil de Comunicação.

“Mesmo sendo a 10ª maior potência econômica e um dos maiores produtores de alimentos do mundo, nós tínhamos uma situação vergonhosa, 33,1 milhões de brasileiros passando fome e um nível de pobreza muito elevado”, disse ele.

O ministro destacou que, ao assumir a pasta, foi preciso garantir que os programas de transferência de renda, como Bolsa Família, e o Benefício de Prestação Continuada pudessem alcançar aqueles que mais precisavam. Para isso, um trabalho conjunto envolvendo a Controladoria-Geral da União, Polícia Federal e outros órgãos foi fundamental para solucionar irregularidades.

“Retomamos, com seriedade, um novo Cadastro Único utilizando tecnologia, inteligência artificial e, principalmente, com a ação da rede federal, onde cancelamos 4,1 milhões de benefícios que continham fraudes ou irregularidades. Segundo o Tribunal de Contas da União, conseguimos economizar cerca de R$ 34 bilhões por ano”, afirmou.

A fiscalização continua ativa e conta com a participação da população, que pode denunciar irregularidades por meio do Disque Social, que atende pelo número 121.

Na continuidade desse trabalho, outras políticas públicas estão sendo organizadas para superar a pobreza, incluindo ações voltadas para educação, capacitação e geração de emprego e renda. “Os resultados estão aparecendo. Com as modificações realizadas, as pessoas estão procurando trabalho. Já foram registradas 16,5 milhões de admissões de beneficiários do Bolsa Família e do Cadastro Único em 2023 e 2024”, finalizou.

Empreendedorismo

Uma das iniciativas do Ministério é o Programa Acredita no Primeiro Passo, lançado em outubro de 2024, com foco na autonomia socioeconômica através da valorização do trabalho e das capacidades empreendedoras.

“A ideia é ajudar aqueles que estão abaixo do limite da pobreza a superarem essa situação e ascendam à classe média. Atualmente, já são mais de 200 mil empreendedores do Bolsa Família e do Cadastro Único em todo o Brasil, e as ações serão aceleradas”, destacou o ministro.

O programa conta com a adesão de estados, municípios, sociedade civil e instituições públicas e privadas. O objetivo é oferecer capacitação, assistência técnica e conectar as pessoas às vagas de trabalho através de convênios.

Instituições financeiras também podem participar com operações de microcrédito, utilizando recursos dos fundos constitucionais de financiamento das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte, além do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) . De acordo com o MDS, já foram disponibilizados mais de R$ 3,1 bilhões em mais de 192,81 mil operações realizadas nos primeiros meses do programa.

Confira a matéria completa em: maisvip.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM