Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Governo de Minas aprova aumento salarial para professores da educação básica

Governo de Minas aprova aumento salarial para professores da educação básica

Governo de Minas aprova aumento salarial para professores da educação básica

No último sábado (17/5), o Governo de Minas sancionou um reajuste salarial de 5,26% para os profissionais da educação básica no estado. A decisão, que foi publicada no Diário Oficial do Estado, terá efeito retroativo a janeiro.

Esse aumento abrange todas as carreiras ligadas à educação básica, incluindo cargos comissionados como diretores e secretários de escola, além de professores, auxiliares e contratados temporários da rede estadual de ensino. As gratificações de função destinadas a vice-diretores, coordenadores de escola e supervisores de Posto de Educação Continuada (PEC) também terão os valores adequadamente corrigidos.

Os servidores inativos e pensionistas que têm direito à paridade também serão beneficiados, assim como os profissionais temporários com funções equivalentes. Além disso, a nova legislação garante a complementação da remuneração para auxiliares de serviços da educação básica com carga horária mínima de 30 horas semanais em situações específicas.

O Projeto de Lei, que foi enviado pelo governador Romeu Zema à Assembleia Legislativa de Minas Gerais em abril, passou por votação em dois turnos e agora, com a sanção, reforça o compromisso do governo com a valorização dos educadores e o fortalecimento da rede pública de ensino, reconhecendo o papel essencial desses profissionais na formação das novas gerações de estudantes mineiros.

Novas Vagas na Educação

No mesmo dia, o Governo de Minas anunciou a abertura de um concurso público que disponibiliza 13.795 vagas para diversas carreiras dentro da rede estadual de ensino. As informações foram divulgadas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) (link) e pela Secretaria de Educação (SEE/MG) (link).

O edital, publicado no Diário Oficial do Estado no dia 16/5, inclui oportunidades para cargos como Professor de Educação Básica (PEB), Especialista em Educação Básica (EEB), Analista Educacional (ANE), entre outros, em atuação nas 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e nas Unidades de Ensino em todo o estado.

Confira a matéria completa em: maisvip.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM