Search
Close this search box.
Home » Fique Ligado » Governo de Minas participa de ação para alertar sobre aquecimento global em jogo do Campeonato Brasileiro

Governo de Minas participa de ação para alertar sobre aquecimento global em jogo do Campeonato Brasileiro

Uemg abre quase 300 vagas para 2ª licenciatura em Letras e Música EaD

Em iniciativa pioneira no futebol brasileiro, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) se uniu, no domingo (2/6), ao Clube Atlético Mineiro por meio do Instituto Galo, ao Esporte Clube Bahia SAF e aos Ministérios Públicos de Minas Gerais (MPMG) e da Bahia (MPBA), em ação de alerta sobre o aquecimento global. A iniciativa incluiu ainda a doação de R$400 mil ao Rio Grande do Sul.

Com relação ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na próxima quarta-feira (5/6), um atleta do Galo e um do Bahia entraram em campo, durante jogo do Campeonato Brasileiro, carregando uma bola de gelo (feita com água de reuso), simbolizando o globo terrestre, na campanha “Juntos pelo Planeta”. A bola foi deixada em um totem, ao lado do gramado, e o seu derretimento durante a partida representou os efeitos do aquecimento global. 

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, acompanhou a ação no estádio, e destacou que o momento foi muito importante para o engajamento dos torcedores na causa ambiental. “Nesta semana comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente e essa ação permitiu que cada torcedor e cada cidadão pudesse se lembrar do que está ocorrendo com nosso planeta e os riscos que o aquecimento global representa”, alertou.

Mais recursos para o RS

Além do exemplo na prática, a iniciativa também repassou R$ 400 mil para as vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul. O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) está direcionando recursos de medidas compensatórias ambientais de empresas privadas para o Instituto Galo, para aquisição de cobertores e casacos para doação.

Para o vice-governador Professor Mateus, presente ao evento, esse foi um momento de conscientização e de arrecadação para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. “Precisamos estar atentos, pois não basta apenas ajudar o Sul do país, temos que contribuir com nossas ações individuais, com ações no nosso dia a dia para frear o aquecimento global”, disse.

Clubes pelo meio ambiente

No site oficial, todos os envolvidos na campanha Juntos pelo Planeta convidam os demais clubes brasileiros a se engajarem na causa. Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), 93% dos municípios brasileiros foram atingidos por algum tipo de desastre natural entre 2013 e 2022.

A ação também trouxe um filme principal, transmitido nos telões da Arena MRV durante o jogo, com foco no derretimento da bola de gelo e o que pode ocorrer com o planeta sem ações efetivas contra as mudanças climáticas.

Confira a matéria completa em: www.agenciaminas.mg.gov.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM