A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) será contemplada com cerca de R$60 milhões do Plano de Aceleração do Crescimento para a Educação (PAC/Educação) para dar continuidade ao projeto do Campus do município de Ipatinga, em Minas Gerais. A instituição aguarda também o anúncio de mais R$30 milhões para a implantação da Biblioteca Central, no Campus de Ouro Preto, conforme informação da reitora Cláudia Marliére, que participou do encontro de reitores com o presidente Lula e ministros de Estado, em Brasília, na última segunda-feira (10).
O Campus em Ipatinga é um projeto antigo da UFOP e um dos objetivos é abrigar principalmente o curso de Medicina. Como o anúncio da implantação contempla um total de dez novos campi, Cláudia informou que precisa aguardar mais informações sobre o montante de recursos destinados para aplicação no Vale do Aço. “Estamos aguardando mais detalhes sobre os investimentos para o campus de Ipatinga, um desejo antigo da UFOP, para sabermos os próximos passos”.
PROJETO BÁSICO
Para as instalações iniciais do campus em Ipatinga está prevista uma edificação de quatro pavimentos que abrigará os laboratórios. Ainda nesta fase, deve ser construída a portaria principal, uma lanchonete, assim como o processo de urbanização do espaço, com a manutenção das espécies vegetais existentes. De acordo com o Pró-reitor de Planejamento e Administração da UFOP, Eleonardo Lucas Pereira, os desafios para se implantar todo o projeto são muitos, advertindo, assim, que os recursos destinados podem ser suficientes apenas para a construção física e a urbanização. Nesse sentido, a UFOP vai buscar novos investimentos de forma a viabilizar a compra do mobiliário e dos instrumentos laboratoriais.
BIBLIOTECA CENTRAL
Em 2019, a UFOP elaborou os projetos básicos da Biblioteca Central. O prédio terá aproximadamente 8,7 mil metros quadrados, e será composto de salas de estudo individuais e para grupos, auditório, salas de vídeo e música e computadores para uso da comunidade acadêmica, além do espaço para armazenamento dos livros. Estão previstos também ambientes multiuso e de convivência, tudo com acessibilidade, espaço para ampla circulação e três elevadores.
Acesse para mais informações: bit.ly/45j3svX.
Confira a matéria completa em: jornalvozativa.com