Após a concessão para a iniciativa privada da BR 381, cujo contrato foi assinado nesta quarta-feira, 22, em Brasília, algumas obras ainda serão realizadas pelo Governo Federal. Trata-se da duplicação do Lote 8, que compreende o trecho entre Belo Horizonte e o trevo de Caeté. Ao todo, serão investidos, até 2028, R$ 900 milhões, em 31 quilômetros da rodovia, com serviços de restauração, duplicação e melhoramentos, do km 422 ao km 453,8.
Com a assinatura do contrato realizada hoje, a rodovia passa a ser administrada pela Concessionária Nova 381 e vai contar com investimento de R$10 bilhões, em 30 anos de concessão. O trecho, com extensão total de 303,4 km, tem início em Belo Horizonte, no entroncamento com a BR-262/MG (que segue para Sabará), passa pelo Vale do Aço e termina no entroncamento com BR-116 em Valadares.
O trecho abrange 13 cidades às margens da estrada e outras tantas que dependem indiretamente dela, resultando em um tráfego médio de 24,7 mil veículos ao dia. A expectativa é de que a concessão beneficie 3,7 milhões de pessoas que vivem na região e promova 83,5 mil empregos diretos e indiretos.
Com a concessão, serão realizadas 51 mudanças no traçado da BR-381, com a duplicação de 106 quilômetros de rodovia. O projeto de readequação da BR prevê, ainda, 83 quilômetros de faixas adicionais, 51 correções de traçado, áreas de escape, Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros e 23 passarelas para a travessia de pedestres.
Também serão instalados pontos de atendimento ao usuário com o Centro de Controle de Operações (CCO), áreas de escape e Bases do Serviço Operacional (BSO) para apoio das equipes de atendimento médico de emergência, mecânico e demais incidentes na via.
A BR-381 é um importante corredor logístico para o escoamento de produtos industriais, a rodovia atravessa o Vale do Aço, no interior de Minas Gerais, além de interligar o estado mineiro, São Paulo e Espírito Santo, o que resulta em um intenso fluxo de caminhões, ônibus e veículos leves.
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