Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Governo vai decidir em fevereiro sobre nova edição do Concurso Nacional Unificado (CNU)

Governo vai decidir em fevereiro sobre nova edição do Concurso Nacional Unificado (CNU)

Governo vai decidir em fevereiro sobre nova edição do Concurso Nacional Unificado (CNU)

BRASÍLIA – A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, informou que o governo federal decidirá, em fevereiro, sobre a realização de uma nova edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) em 2025. Segundo ela, a intenção da pasta é realizar outro certame, mas primeiro é preciso finalizar o processo do último concurso.

“Em princípio, a gente tem a intenção de fazer (um novo concurso), mas a gente só vai ver isso em fevereiro, quando a gente concluir o CPNU 1. A gente também tem feito um balanço de tudo que deve ser aprimorado para o CPNU 2”, explicou a ministra em entrevista coletiva na segunda-feira (30).

Além disso, a ministra lembrou que será necessário avaliar a disponibilidade de recursos orçamentários para viabilizar a abertura de vagas. A votação do Orçamento de 2025, que deveria ter sido feito pelo Congresso Nacional em 2024, foi adiado por impasses entre o governo federal e o Legislativo, e será analisado apenas em fevereiro.

O ministério havia planejado concluir a primeira edição do CNU em novembro, mas o prazo foi estendido para 11 de fevereiro após um acordo judicial envolvendo o o Ministério Público Federal (MPF), a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Fundação Cesgranrio, organizadora do certame.

A decisão foi tomada após recursos de candidatos e permitiu a reintegração de candidatos que haviam preenchido incorretamente o cartão de resposta, além de incluir a exigência de títulos para o cargo de analista técnico de políticas sociais (ATPS) e aumentar o número de correções destinadas a cotistas negros.

Realizado em agosto deste ano, o chamado “Enem dos Concursos” registrou 2,1 milhões de inscrições, e cerca de 1 milhão de candidatos fizeram as provas. Foram oferecidas 6.640 vagas distribuídas entre 21 órgãos federais. As provas ocorreram em 228 cidades de todo país.

 

 

Confira a matéria completa em: zug.net.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM