Os 120 candidatos selecionados em várias fases anteriores para compor a Guarda Civil de Ipatinga iniciaram nesta segunda-feira, 6, no auditório do Hospital Municipal, o último teste para definição dos membros que vão compor a corporação: o curso de formação. São 96 homens e 24 mulheres participando.
Se tudo acontecer conforme o planejado, a expectativa é que a tropa esteja na rua a partir de abril do próximo ano. Até lá, os candidatos terão que provar que possuem conhecimento, técnica e preparo físico e mental para agirem nas ruas, como verdadeiros agentes públicos de segurança. É preciso ser aprovado nesta última etapa para ingressar na guarda. Caso contrário, o aluno será desclassificado.
O curso de formação começou nesta terça-feira, 7, com aulas de Direito, Cidadania, Direitos Humanos, Sociologia e outros temas ligados ao exercício da função. As aulas serão ministradas no auditório da Faculdade Única. Nesta primeira chamada, são 120 alunos, mas o contingente da guarda pode chegar a 200.
Segundo o secretário de Segurança e Convivência Cidadã, Warley Silva, o município terá uma Guarda Civil de primeiro nível. Estes alunos receberão a capacitação necessária, com professores formados e especializados, para que tenhamos uma Guarda Civil de referência em Minas Gerais e no Brasil.
Confira a matéria completa em: portaln.com.br