22 de maio, de 2024 | 17:22
Guardas municipais de Ipatinga são oficialmente empossados
Por Matheus Valadares – Repórter Diário do Aço
Os 120 guardas municipais de Ipatinga foram oficialmente empossados em cerimônia realizada no auditório do Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM), na tarde desta quarta-feira (22). O evento fechou um ciclo que começou ainda em 2022, com o lançamento do edital do concurso público para o cargo.
O prefeito Gustavo Nunes (PL) afirmou que a criação da Guarda Civil Municipal marca uma divisão entre dois momentos da segurança pública de Ipatinga.
É um marco histórico para Ipatinga, porque hoje nós estamos fazendo a real efetivação de quase 120 guardas civis municipais que estarão auxiliando as forças de segurança. Eu costumo dizer que a cidade teve uma história até aqui e agora sem sombra de dúvidas estamos escrevendo uma nova história”.
O chefe do Executivo fez questão de destacar que se sente satisfeito com o processo decorrido. A Guarda Civil foi pauta de praticamente todas as campanhas eleitorais dos últimos anos. Foram promessas atrás de promessas e que nunca haviam, de fato, saído do papel. Então agora nós conseguimos retirar esse projeto do papel para que ele possa se tornar uma realidade e é o que está acontecendo”, concluiu
Prontos para servir
A partir da cerimônia de formação da 1ª turma da GCM, em 12 de abril, os novos guardas estiveram nas ruas em uma espécie de estágio operacional. A Guarda Civil está muito bem preparada, eles passaram por um processo de seis meses de formação e, durante o estágio operacional, nós podemos presenciar a população aplaudindo o trabalho da Guarda Civil e solicitando a presença em outros bairros”, garantiu Levi Sampaio, comandante da guarnição.
Inicialmente, serão 12 viaturas e 4 motocicletas XRE à disposição dos 110 guardas civis que serão divididos em escalas operacionais e trabalhando nas ruas. O restante estará em atividade administrativa.
A guarda civil estará presente no Parque Ipanema, nas praças, nas unidades de saúde, na prefeitura, nós teremos o patrulhamento a pé e motorizado”, afirmou o comandante.
Armamento
O processo de efetivação dos guardas garante o direito de o município solicitar de forma oficial à Polícia Federal a expedição de porte de armas para os novos agentes. No entanto, ainda não há um prazo estipulado para que os guardas utilizarem as armas.
Nós ainda estamos aguardando a Polícia Federal com o acordo de cooperação técnica que está necessitando ainda de uma assinatura de Brasília para que esse termo seja celebrado. Devido à mudança de legislação, eles estão atualizando esse processo de concessão de porte de arma e fogo. Tão logo seja resolvido, a Guarda Civil de Ipatinga será armada”, explicou o comandante da tropa.
Sede
A sede da corporação será em um imóvel no bairro Bela Vista. A propriedade foi cedida pela Usiminas em regime de comodato. O contrato tem a validade de cinco anos, e abrange o período de 11 de dezembro de 2023 a 10 de dezembro de 2028.
Há algumas adaptações sendo feitas e referente à mudança para sede, ela depende também da autorização do porte de arma, porque a partir do momento que nós colocarmos materiais bélicos naquele local a gente precisa estabelecer uma segurança armada”, concluiu Levi Sampaio. No local também será estabelecida a central de comando e controle, onde todas as ocorrências serão acionadas por meio do número 153.
Já publicado:
Comandante detalha como será a atuação da Guarda Municipal de Ipatinga
General Braga Netto ministra palestra para Guarda Civil de Ipatinga
Cerimônia de formatura marca a criação da Guarda Municipal de Ipatinga
Guardas Civis de Ipatinga recebem orientações de juiz da Vara Criminal
Confira a matéria completa em: www.diariodoaco.com.br