Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Halle Berry aconselha atrizes negras a não almejarem o Oscar

Halle Berry aconselha atrizes negras a não almejarem o Oscar

Halle Berry, a única atriz negra a conquistar o Oscar de Melhor Atriz, fez um alerta importante para suas colegas: “não cobicem” essa estatueta, pois a premiação não foi criada para reconhecer artistas negros.

Em entrevista ao documentário “Number One on the Call Sheet”, da Apple TV+, a atriz refletiu sobre sua vitória em 2002 pelo filme “A Última Ceia” e destacou que seu feito foi uma exceção que não gerou mudanças significativas na Academia. “Minha conquista realmente importou? Mudou algo para as mulheres negras? Para as minhas irmãs?” questionou.

Berry recordou que em 2021, teve esperanças de que Viola Davis ou Andra Day fossem as próximas ganhadoras, mas, para sua surpresa, ambas foram derrotadas. “Tinha 100% de certeza de que aquele seria o ano. Ambas mereciam vencer e eu tinha certeza disso”, afirmou.

A vitória de Francis McDormand por “Nomadland” naquele ano reforçou ainda mais a sensação de exclusão. Para Halle, o fato de apenas uma mulher negra ter conquistado o Oscar em 97 edições do evento é um forte indicativo de que a premiação não se destina a atrizes negras. “O sistema não foi feito para nós, então precisamos parar de cobiçar algo que não é para nós”, declarou.

Em toda a história do Oscar, apenas 15 mulheres negras foram indicadas na categoria principal, sendo Cynthia Erivo a única com duas indicações em “Harriet – O Caminho para a Liberdade” e “Wicked”, mas também sem levar a estatueta.

Confira a matéria completa em: maisvip.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM