29 de abril, de 2024 | 13:00
Homenagens e distribuição de bolo marcam solenidade dos 60 anos de Ipatinga
O bolo em potes foi confeccionado por produtoras locais, como forma de fomentar a economia da cidade
Por Matheus Valadares – Repórter Diário do Aço
Cerca de 12 mil pedaços de bolo em potes foram distribuídos na manhã desta segunda-feira (29), data oficial do aniversário de Ipatinga, em comemoração aos 60 anos do município. O momento ocorreu próximo à orla da lagoa do Parque Ipanema. Milhares de pessoas rodearam a estrutura para conseguir o doce.
O prefeito Gustavo Nunes (PL) destacou que o produto foi adquirido de comerciantes locais, fomentando a economia da região, além de reduzir os custos ao município.
Quando nós assumimos a prefeitura, assumimos em um período de pandemia. Então nós optamos por uma saída para fazermos as entregas dos bolos no pote. Mas a ideia foi tão bem recebida que nós decidimos manter isso nos anos seguintes. Aquele bolo no metro era muito caro para o município, custava mais de R$ 200 mil, porque nós tínhamos que contratar uma empresa especializada de Belo Horizonte, que vinha com uma equipe gigantesca, com caminhão frigorífico, passavam a madrugada inteira aqui fazendo a montagem do bolo. Agora os bolos são adquiridos de micro e pequenas empreendedoras do próprio município de Ipatinga, fomentando a nossa economia, dando oportunidade para essas mulheres e, claro, fica muito mais barato para o município”, explicou o chefe do Executivo.
Município referência
Gustavo fez questão de destacar a importância de Ipatinga não somente para a região do Vale do Aço, como também para Minas Gerais.
Ipatinga é uma cidade não apenas referência aqui no Vale do Aço, mas é uma cidade de referência no estado de Minas Gerais e também no Brasil. Por exemplo, nós temos aqui esse belíssimo Parque Ipanema, que é o nosso cartão-postal, que pouquíssimas cidades no Brasil têm um parque de uma área verde tão extensa e bonita como essa dentro do perímetro urbano. Ipatinga tem muito mesmo que comemorar os 60 anos de emancipação, 60 anos de história, de muita bagagem. É uma cidade próspera, rica de um povo acolhedor, uma cidade bonita, bem estruturada e que nós temos aqui o objetivo de dar continuidade nessa história da melhor maneira possível”, completou.
Homenageados
Antes da entrega dos potes com o bolo, houve a solenidade oficial no galpão principal do Parque Ipanema. Além do prefeito, esteve presente o presidente da Câmara Municipal, Ley do Trânsito; o vereador Adiel Oliveira; representantes das autoridades de segurança pública; demais representantes do Legislativo; a deputada estadual Chiara Biondini e demais representantes da sociedade civil.
Homenageado, Walter de Lima Salles representou todos os pioneiros que lutaram pela emancipação de Ipatinga
No evento, foi entregue uma placa de moção de aplausos a Walter de Lima Salles, representando todos os pioneiros que lutaram pela emancipação de Ipatinga, em abril de 1964.
José Carlos Cabral Linhares, que assinou o Relatório do Processo número 164, encomendado pelo Governo de Minas de Gerais e que resultou na emancipação de Ipatinga, também foi homenageado. Linhares, na manhã do dia 28 de abril de 1964, anunciou a assinatura da Lei de Emancipação do então distrito.
Confira a matéria completa em: www.diariodoaco.com.br