Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Hospital da Baleia quase dobra leitos disponíveis para casos de dengue

Hospital da Baleia quase dobra leitos disponíveis para casos de dengue

Hospital da Baleia quase dobra leitos disponíveis para casos de dengue

Com atendimento 100% SUS, instituição filantrópica amplia a capacidade de atendimento da rede pública

Com a epidemia de dengue em Minas Gerais batendo recordes históricos, o Hospital da Baleia, instituição filantrópica que atende 100% pelo SUS, anunciou, nesta quarta-feira (27), a abertura de 15 novos leitos para clínica médica, totalizando 32 leitos, dos 168 em toda a unidade, para arboviroses.

Segundo o superintendente Executivo do Hospital da Baleia, Fábio Patrus, a medida visa ampliar a capacidade de atendimento da rede pública e garantir o acesso ao tratamento para pacientes com a doença. “Essa é uma forma de nos unirmos aos esforços da sociedade para passarmos por esse momento”, afirma.

O Hospital da Baleia atende apenas pacientes encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde. Em caso de sintomas de dengue ou gripe, o paciente deve procurar o posto de saúde mais próximo.

Pollyanna Silva, de 40 anos, está internada na unidade com quadro de dengue hemorrágica. Ela faz um apelo para a população ajudar com a doação de sangue e com doações financeiras para a instituição. “Quem puder, doe. A gente nunca acha que vai precisar [do hospital]. Estou sentindo na pele”, afirmou.

Epidemia de dengue

A epidemia de dengue em Minas Gerais já superou em 42,9% o recorde histórico de 2016, com mais de 767 mil casos prováveis e 294 mil confirmados. A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, alerta que as complicações por dengue e gripe ao mesmo tempo podem sobrecarregar o sistema de saúde, especialmente no outono e inverno.

Dados do Ministério da Previdência Social revelam que a dengue e outras arboviroses afastaram 1.370 pessoas do trabalho em 2023, sendo 756 em Minas Gerais (55,2% do total).

Hospital da Baleia

O Hospital da Baleia, referência em atendimento filantrópico em Minas Gerais, completará 80 anos em 2024 e oferece mais de 30 especialidades médicas, com capacidade para realizar mais de 700 mil procedimentos por ano. A instituição ampliará o número de leitos de 106 para 202 até o fim do ano.

Para contribuir com a missão do Hospital da Baleia, acesse o site da rede Amigos do Baleia e faça sua doação: www.amigosdobaleia.org.br

Confira a matéria completa em: zug.net.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM