Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Hospital Márcio Cunha II em Ipatinga passa por modernização com novas salas cirúrgicas

Hospital Márcio Cunha II em Ipatinga passa por modernização com novas salas cirúrgicas

A Fundação São Francisco Xavier (FSFX) deu início às obras de ampliação e modernização do Centro Cirúrgico da Unidade II do Hospital Márcio Cunha (HMC), situado no bairro Bom Retiro, em Ipatinga.

Com um investimento de R$ 16,8 milhões, o projeto visa atender a crescente demanda por procedimentos cirúrgicos na região do Vale do Aço.

A conclusão das obras está prevista para outubro deste ano, sendo realizadas em seis etapas. Atualmente, o HMC II conta com quatro salas cirúrgicas que serão ampliadas para um total de oito, além de uma reforma completa da estrutura existente.

O novo espaço será destinado a cirurgias eletivas de médio e grande portes. O projeto também contempla a ampliação da sala de Recuperação Pós-Anestésica (RPA), que aumentará de cinco para dez leitos, e melhorias nas áreas de apoio, incluindo vestiários, recepção e sala de espera.

A modernização incluirá tecnologia de ponta e adequações na infraestrutura, além de melhorias na climatização das salas cirúrgicas, assegurando um ambiente mais seguro e eficiente.

“A ampliação da capacidade cirúrgica da Unidade II do HMC é o projeto mais importante no planejamento de investimentos para 2025. Com mais salas, aprimoraremos a eficiência do bloco cirúrgico e ampliaremos a produção entre 20 e 30 procedimentos diários. Esse crescimento expressivo atende à crescente demanda, mantendo segurança, qualidade e eficiência assistencial”, afirmou Eduardo Blanski, diretor do HMC.

Eduardo também destacou que a ampliação facilitará o agendamento de cirurgias, oferecendo mais opções de horários e reduzindo o tempo de espera.

Referência em alta complexidade, o Hospital Márcio Cunha completará 60 anos em 2025. Com 558 leitos e três unidades (incluindo uma para oncologia), o hospital atende mais de 1,6 milhão de habitantes de 87 municípios de Minas Gerais.

Em 2024, a FSFX projeta que o HMC realize cerca de 5.200 partos, 36 mil internações, 18 mil cirurgias e 44 mil sessões de hemodiálise. A unidade oncológica registrou mais de 18 mil sessões de radioterapia e 33 mil de quimioterapia.

O HMC é o primeiro hospital do Brasil acreditado com excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA III) e está classificado pela revista Newsweek entre os melhores hospitais do país, ocupando a 27ª posição nacional e a 6ª em Minas Gerais.

Confira a matéria completa em: maisvip.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM