Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Hospital Maternidade de Timóteo de portas abertas com nova direção

Hospital Maternidade de Timóteo de portas abertas com nova direção

Câmara de Timóteo indica ação de “lobbistas” na escolha da mantenedora do hospital de Timóteo

 

TIMÓTEO – A Associação Hospitalar Beneficente Brasil (AHBB) assumiu oficialmente, nesta quinta-feira (27), a gestão do Hospital Maternidade de Timóteo.

Com o contrato da antiga gestora tendo sido encerrado às 23h59 de ontem (26), a AHBB concluiu o processo de transição e passa a administrar a unidade hospitalar, com o propósito de melhorar a qualidade dos serviços em saúde prestados à população.

O superintendente da AHBB, Antônio Pinotti, disse que o trabalho a ser desenvolvido em Timóteo visa dar um protagonismo na área da assistência, principalmente 100% SUS, no primeiro momento. “Encontramos algumas coisas que a gente vai ter que ajustar, mas o hospital está bem cuidado, precisa de algumas reestruturações para atender melhor o usuário e atender com mais segurança. É sempre uma marca da nossa instituição trazer segurança para o paciente, essa é uma marca importante que a gente quer levantar aqui em Timóteo”, ponderou Pinotti.

O superintendente da nova gestora do hospital também informou que um dos objetivos é ampliar o atendimento para a saúde suplementar. “Queremos um hospital 100% SUS, mas também iniciar um processo para abrir para a saúde suplementar, para os planos de saúde. Vamos dialogar, buscar recursos, implantar novos serviços, enfim, um trabalho que vai começar agora. Obviamente que a gente está tendo a felicidade de ter uma transição tranquila, tanto com o corpo clínico do hospital, como também com os funcionários e com os colaboradores que tem lá, desde o pessoal da área de apoio, limpeza, enfermagem e todas as outras”, mencionou Antônio Pinotti.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Érica Ferreira, a transição aconteceu com tempo recorde, porém um plano de contingência já estava formatado para garantir o atendimento dos usuários. “O plano de contingência não foi necessário, então eles chegaram em tempo recorde, fizeram com muita excelência a continuidade do serviço assistencial, ele não foi rompido em nenhuma das esferas. Então, nós como Secretaria de Saúde estamos felizes com essa escolha, que foi uma escolha transparente. A gente está com essa certeza de que vamos viver um novo tempo, um novo cenário na saúde de Timóteo”, explicou a secretária de saúde e qualidade de vida.

Para o prefeito Capitão Vitor Vicente do Prado (Republicanos), é fundamental que a população tenha ciência de que não haverá falta de compromisso com o resultado. “Nas conversas que tivemos com a empresa a nossa palavra foi no sentido de cobrar deles aquilo que eles se dispõem a fazer, que é prestar uma saúde humanizada, de qualidade e fazendo o uso devido dos recursos que serão repassados”.  O prefeito ainda destacou que fará questão de que haja sempre uma prestação de contas detalhada. “O principal objetivo da associação, ao se comprometer com o município, é cumprir o papel dela. As nossas expectativas são muito boas. O nosso compromisso é estar disposto 24 horas por dia nessa missão que nos confiaram nas urnas”, reforçou o prefeito.

A AHBB

A Associação Hospitalar Beneficente do Brasil (AHBB), tem sede na cidade de Garça/SP e foi a vencedora da dispensa de chamamento nº 002/25, concorrendo com mais quatro instituições, que demonstraram interesse em gerenciar o Hospital.

A Associação Hospitalar Beneficente do Brasil – Rede Santa Casa, que é uma Organização Social de Saúde (OSS), está presente na coordenação de unidades hospitalares em vários municípios do estado de São Paulo e também na cidade de Araguari/MG. Fundada em 1969, a AHBB, tem como foco uma administração estratégica que visa garantir a sustentabilidade financeira e operacional; otimizar recursos; melhorar a qualidade dos serviços e assegurar o cumprimento de suas missões sociais.

Investimento

O valor total estimado para a contratação dos serviços objeto deste edital poderá ser de até R$ 45.380.854,83 (quarenta e cinco milhões, trezentos e oitenta mil, oitocentos e cinquenta e quatro reais e oitenta e três centavos), a depender das remunerações variáveis dos programas Valora Minas e Opera Mais, e tem vigência de 12 meses.

Vale mencionar que o Valora Minas, sob o prisma da Rede de Atenção à Saúde, possui como objetivo qualificar a assistência, ampliar o acesso e responder às demandas e necessidades da população mineira mediante a otimização da alocação de recursos nas unidades territoriais de saúde e vinculação dos repasses à resultados assistências e valor entregue à população.

Já o Opera Mais é um módulo de eletivas da Política de Atenção Hospitalar do Estado de Minas Gerais, dentro do Valora Minas, implementado em 2021 com o objetivo de ampliar o acesso da população mineira a cirurgias eletivas hospitalares, a fim de reduzir a fila existente no Estado de Minas Gerais e reduzir o tempo de espera dos pacientes – problemas agravados com o represamento das cirurgias ocorrido na pandemia do COVID-19. Para tanto, foi adotada como principal estratégia a qualificação do financiamento dos procedimentos por meio de incentivo financeiro custeado com recursos do tesouro estadual, estimulando a expansão da oferta na rede SUS existente.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM