Nesta segunda-feira, 8/4, representantes de empresas âncoras e instituições do Vale do Aço conheceram as instalações do Hub e se colocaram como parceiros da iniciativa
As obras do Hub Fabri, espaço de inovação e negócios, ficarão prontas em até 60 dias. Os trabalhos seguem em ritmo acelerado para entregar o espaço onde empresas, empreendedores, startups, investidores, instituições de ensino e estudantes se encontrarão em Coronel Fabriciano.
A iniciativa tem uma área de 1.000 m² (metros quadrados) e recebeu um investimento de R$ 1 milhão entre obras e equipamentos com recursos próprios do municÃpio. O objetivo da Gestão Novos Tempos é criar um ecossistema de inovação e negócios para a cidade e região propiciando a geração de emprego, renda e conhecimento.
O projeto prevê a criação de ambiente moderno para ser referência e apoio para diversos agentes de negócios, independente do trabalho ou ramo de atuação. O novo espaço contará com coworking gratuito, auditório com 40 lugares, salas multiuso, laboratórios, espaço lab e área de convivência.
Nesta segunda-feira, 8/4, o projeto do Hub Fabri foi apresentado pelo prefeito Dr. Marcos Vinicius e o vice-prefeito, Sadi Lucca, para representante das empresas âncoras, instituições e entidades do Vale do Aço. O detalhamento foi conduzido pela equipe da Secretaria de Governança de Desenvolvimento Econômico, responsável pelo projeto e gestão do Hub Fabri.
âMuitas pessoas ainda não conhecem essa parte de inovação e tecnologia. E precisamos dessas empresas âncoras para que o negócio se concretize, potencializando a iniciativa. Hoje apresentamos como será a estrutura fÃsica e quais serão os potenciais negócios para os nossos potenciais parceirosâ, explica Daniel Papa, secretário de Desenvolvimento Econômico.
PLANO DE TRABALHO CONJUNTO
O intuito da pauta também foi convidar os presentes para participarem do plano de trabalho do Hub Fabri, com a oferta de palestras, treinamentos, desenvolvimento conjunto de soluções tecnológicas e oportunidades para geração de negócios e inovação. Após a explanação os representantes das empresas, instituições e entidades da região conheceram as futuras instalações do Hub Fabri.
Pelo menos 20 empresas e instituições do Vale do Aço atenderam ao convite do municÃpio e participaram da reunião.
Dentre os presentes, estava o presidente regional da Fiemg Vale do Aço, João Batista. Ele destacou a capacidade de capilaridade do Hub Fabri para atrair e fomentar negócios e inovações diversas, independentes do porte e tipo. âOnde todos estiverem unidos, os resultados serão muitos melhores, e uma forma de interação entre o municÃpio, entidades e empresas só acontece com uma representatividade maiorâ, sintetiza.
FabrÃcio César Fernandes, gerente Regional do Sebrae Minas – Regional Rio Doce Vale do Aço, destacou o empenho da atual gestão em pautar o desenvolvimento como uma de suas ações prioritárias. âà um espaço para que várias empresas da região possam se unir e fazer conexões, permitir que startups surjam e ecossistemas fiquem mais robustos. O municÃpio já tem a Agenda 2030, com objetivo de fortalecer o desenvolvimento econômico, e Hub Fabri é importante para que continue nesta espiral ascendente de crescimentoâ, argumenta o gerente Regional do Sebrae.
âO Hub Fabri será um ambiente de trabalho propÃcio e de inovação que vai beneficiar toda a classe empresarial em vários segmentos. Agora a próxima etapa, é uma reunião com as empresas âncoras para projetos e ações para Hub Fabriâ, explica o presidente do conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Coronel Fabriciano (CODECEL), Antônio Eugênio.
INÃDITO NO VALE DO AÃO
O Hub Fabri é o primeiro espaço público e gratuito do Vale do Aço para microempresas, microempreendedores individuais (MEIs), startups e pessoas que buscam o desenvolvimento da cidade e região. O Hub Fabri (antes chamado de Centro Integrado) está previsto para entrar em funcionamento no final de maio de 2024.
No local, também funcionará a Secretaria de Governança de Desenvolvimento Econômico, responsável pelo o desenvolvimento e gestão do projeto do Hub Fabri, e também serviços de apoio ao empreendedor como Sala Mineira do Empreendedor, Portal do Emprego, Circuito Mata Atlântica.
O Hub funcionará no prédio que abrigava a secretaria de Desenvolvimento. O local está em fase final de obras para atender a sua nova funcionalidade, que é gerar Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia para Coronel Fabriciano e região.
Confira a matéria completa em: zug.net.br