A trajetória de Alex, ídolo do Cruzeiro, como treinador do turco Antalyaspor chegou ao fim nessa segunda-feira (13/1). Dias após a saída, o ex-meio-campista se pronunciou em tom de gratidão ao clube europeu.
“Essa maravilhosa experiencia chegou ao fim. Decidimos na tarde de segunda-feira (13/01), após uma longa conversa com o presidente, que era melhor encerrarmos nossa passagem pelo Antalyaspor”, iniciou Alex.
O técnico deixou o cargo após uma derrota por 5 a 0 para o Trabzonspor, no último fim de semana. Alex deixa o clube após oito meses de trabalho, somando 21 jogos, com oito vitórias, quatro empates e nove derrotas.
Apesar de resultados inconsistentes, o ex-meia conseguiu classificar a equipe para a fase de grupos da Copa da Turquia e a manteve na 13ª colocação do Campeonato Turco, em uma temporada de altos e baixos.
“Saio desse ciclo com a certeza de que me desenvolvi muito como treinador, como ser humano e contribui também para o desenvolvimento de alguns jogadores.”
Alex, treinador e ídolo do Cruzeiro
Leia o pronunciamento na íntegra ao fim da matéria.
Trajetória no Antalyaspor
Alex chegou ao Antalyaspor em maio de 2024, assumindo o comando técnico com contrato de duas temporadas. Ele substituiu Sergen Yalçin e foi recebido com festa pela torcida local, que já conhecia sua história gloriosa no futebol turco como jogador. Antes de Alex, o Antalyaspor havia terminado a temporada anterior na décima posição, e esperava-se que o brasileiro levasse o time a novos patamares.
No entanto, a campanha foi marcada por irregularidades, culminando na goleada sofrida no último jogo, que precipitou sua saída.
Início de carreira como técnico
O trabalho no Antalyaspor foi o segundo de Alex como técnico principal e o terceiro de sua carreira. Antes de desembarcar na Turquia, ele comandou o Avaí e o time sub-20 do São Paulo. O ex-meia, conhecido por sua visão de jogo apurada e liderança em campo, busca se consolidar agora como treinador.
Trajetória de Alex no Cruzeiro
Alex é um dos grandes nomes da história do Cruzeiro. Ele atuou em 121 jogos, marcou 64 gols e distribuiu 61 assistências com a camisa celeste. A trajetória no clube se divide em duas passagens: a primeira, sem muito brilho, em 2001, e a segunda, genial e vitoriosa, entre 2002 e 2004.
Nesse período, o ex-camisa 10 e capitão regeu o time estrelado a duas conquistas do Campeonato Mineiro, ao título da Copa do Brasil de 2003 e ao tão sonhado troféu da Série A de 2003. Sob a liderança de Alex, o Cruzeiro voltou a ser campeão brasileiro após 37 anos.
Pronunciamento de Alex após saída do Antalyaspor
“Essa maravilhosa experiencia chegou ao fim. Decidimos na tarde de 2° feira(13/01), após uma longa conversa com o presidente, que era melhor encerrarmos nossa passagem pelo Antalyaspor.
Foram 6 meses à frente da equipe, fizemos um total de 21 jogos, jogando pela liga e pela copa da Turquia Foram 8 vitórias, 4 empates e 9 derrotas.
Deixamos a equipe na 13ª colocação ao fim do turno e líder do grupo na copa. Como era o imaginado e conversado semanalmente desde junho com o presidente.
Saio desse ciclo com a certeza de que me desenvolvi muito como treinador, como ser humano e contribui também para o desenvolvimento de alguns jogadores.
Convivemos com um ambiente de trabalho adverso e trabalhamos duramente para que os seríssimos problemas financeiros não afetassem a atmosfera e performance da equipe.
Crescer nas diferenças é algo maravilhoso de se vivenciar. Nossas convicções foram postas a prova todos os dias por todos os lados e fomos aprendendo, ajustando e reajustando diariamente.
Meu agradecimento ao presidente pela chance de conduzir a equipe nesse período e abrir as portas da Turquia para mim como treinador.
Obrigado especial aos funcionários clube. Vocês são especiais e espero que o clube os valorize cada vez mais. Obrigado aos turcos que colaboraram no dia a dia do trabalho da comissão técnica.
Obrigado aos jogadores. Vocês me ensinaram muito e carregarei comigo todo o aprendizado que tive por aqui.
Um enorme agradecimento ao torcedor do Antalyaspor. Obrigado ao povo turco pelo carinho em todos os cantos que estive com o clube.
Tive a oportunidade de conhecer mais um clube de dentro. E isso é enriquecedor.“
A notícia Ídolo do Cruzeiro, Alex se pronuncia sobre dispensa de clube após goleada foi publicada primeiro no No Ataque por No Ataque
Confira a matéria completa em: noataque.com.br