O mundo do tênis está de olho em João Fonseca. O atleta de 18 anos passou pela quali e disputará a chave principal do Australian Open 2025 a partir da madrugada de sábado (11/1) para domingo (12/1). E as estreias das lendas do esporte, como Novak Djokovic, Rafael Nadal, Roger Federer e o brasileiro Guga, em torneios de grand slam servem de inspiração ao brasileiro? Veja abaixo.
João Fonseca ainda não sabe o horário exato da estreia na Austrália, mas o adversário já foi decidido. O brasileiro estreará em majors contra o russo Andrey Rublev, nono melhor jogador do mundo pelo ranking da ATP (Associação de Tenistas Profissionais).
A grande inspiração é Nadal
Rafael Nadal é a grande inspiração para João Fonseca em meio às lendas do tênis para a primeira participação em torneio de grand slam. O espanhol, que tinha acabado de completar 17 anos, venceu duas partidas logo na estreia na chave principal de um major.
Em Wimbledon 2003, Nadal bateu o croata Mario Ancic por 3 sets a 1 – 6/3, 6/4, 4/6 e 6/4 – logo na estreia. Depois disso, o espanhol venceu o britânico Leed Childs por 3 sets a 0 – 6/2, 6/4 e 6/3 – e só foi eliminado ao enfrentar o tailandês Paradorn Srichaphan, que ficou com a vitória também por 3 a 0 – 6/4, 6/4 e 6/2.
O primeiro título de Nadal “só” ocorreu dois anos depois. Em 2005, a lenda do tênis, que se aposentou em 2024, conquistou Roland Garros pela primeira das 14 vezes que ergueu a taça do grand slam na França.
Estreia de Guga
Grande nome do tênis brasileiro entre homens, Gustavo Kuerten estreou em torneios de grand slam em 1996, aos 19 anos. E não teve um bom desempenho naquela ocasião.
Após furar a quali, assim como João, Guga foi sorteado para duelar com o sul-africano Wayne Ferreira, que era o 10º cabeça de chave do torneio e havia sido número 6 do ranking da ATP no ano anterior. A derrota por 3 sets a 0 – 6/4, 7/5 e 7/6 (4) – decretou a queda precoce do brasileiro.
Mas o curioso é que o torneio na França foi o único de Guga em 1996, que disputou todos no ano seguinte e começou a fazer história. Em 1997, ele ficou na 1ª rodada em Wimbledon, segunda no Australian Open, terceira no US Open, e foi campeão de Roland Garros pela primeira vez.
Djokovic e Federer tiveram inícios diferentes
Enquanto Nadal acumulou vitórias logo na estreia em grand slam e Guga conquistou um major no ano seguinte à primeira aparição, Novak Djokovic e Roger Federer tiveram inícios diferentes em relação às outras lendas do tênis. Eles perderam na estreia e levaram mais de três anos após o primeiro jogo para conquistar um título de um dos quatro torneios mais importantes do esporte.
A primeira vez que Roger Federer participou de um grand slam foi em 1999, aos 19 anos. Em Roland Garros, o suíço enfrentou o australiano Patrick Rafter – terceiro cabeça de chave da competição – logo na estreia e perdeu por 3 sets a 1 (5/7, 6/3, 6/0 e 6/2). Nos anos seguintes, o atleta até melhorou o desempenho, mas só foi campeão quatro anos depois, em Wimbledon 2003.
Já Novak Djokovic teve desempenho ainda pior na estreia: venceu apenas três games em três sets disputados no Australian Open de 2005. Após furar o quali, o sérvio de 17 anos duelou com o russo Marat Safin – quarto cabeça de chave da competição – e foi derrotado por 3 a 0 – 6/0, 6/2 e 6/1. Ele só foi conquistar um título de major três anos depois, também na Austrália.
A notícia Inspiração para João Fonseca? Como Djokovic, Nadal, Federer e Guga estrearam em Grand Slam foi publicada primeiro no No Ataque por Pedro Bueno
Confira a matéria completa em: noataque.com.br