SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O governo federal anunciou nesta quinta-feira (27) que os pagamentos para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ocorrerão antecipadamente nos dias 6 e 7 de março, ao invés de nos dias 10, 11 e 12 como planejado anteriormente.
Segundo a instituição, aproximadamente 15 milhões de pessoas serão beneficiadas com essa mudança, uma decisão que foi tomada pelo presidente Lula (PT).
Isso significa que 40,6 milhões de beneficiários receberão seus depósitos até a primeira semana de março, incluindo aqueles de baixa renda que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A antecipação visa evitar que os pagamentos sejam impactados pelo Carnaval de 2025, que ocorrerá entre os dias 1 e 4 de março, o que atrasaria o quinto dia útil do mês, normalmente quando ocorrem pagamentos de salários e benefícios.
As agências do INSS estarão fechadas nos dias 3 e 4 (segunda e terça-feira de Carnaval), e na quarta-feira de cinzas (5), o atendimento será realizado apenas no período da tarde, mas somente para quem tiver agendamento.
É importante lembrar que o Carnaval não é considerado um feriado nacional, mas uma data de ponto facultativo. Neste contexto, o quinto dia útil de março cairá em 6 ou 7, dependendo da cidade e suas definições sobre a terça-feira de carnaval.
Os pagamentos começaram a ser feitos a partir de 24 de fevereiro para aqueles que recebem até um salário mínimo, que atualmente está em R$ 1.518.
O calendário anual de pagamentos do INSS é divulgado em dezembro. No dia 6, também começam os pagamentos de aposentadorias que ficam acima do salário mínimo até o teto do INSS para segurados com finais um e seis.
Confira a matéria completa em: maisvip.com.br