Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço » Ipatinga » Instituição federal de Ipatinga está entre as escolas públicas com melhores resultados no Enem

Instituição federal de Ipatinga está entre as escolas públicas com melhores resultados no Enem

mn_20240613160146_K0KmtU84ij.jpg

14 de junho, de 2024 | 07:00

Instituição federal de Ipatinga está entre as escolas públicas com melhores resultados no Enem

Arquivo DA
O instituto alcançou a 26ª maior nota entre as outras instituições públicas no EnemO instituto alcançou a 26ª maior nota entre as outras instituições públicas no Enem

Por Isabelly Quintão – Repórter Diário do Aço
O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) campus Ipatinga foi considerado uma das melhores escolas públicas do Brasil no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. O instituto obteve a conquista ao alcançar a 26ª maior nota entre as outras instituições da rede pública.

O diretor de ensino do IFMG, Alex de Andrade Fernandes, explicou ao Diário do Aço que recebeu a informação do destaque nacional após divulgação da empresa Aio, que disponibiliza dados sobre a atuação de escolas no exame e a melhoria de performance nas últimas edições da prova.

“Essa empresa tem acesso ao banco de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) com os resultados das escolas públicas e particulares do estado, em todas as áreas do conhecimento. Após análise, em seu próprio site, conseguimos identificar os bons resultados da rede federal e, especificamente, do IFMG campus Ipatinga”, explicou Alex. “A partir disso, a empresa faz essa divulgação levando em consideração a média geral e o porte, que é a quantidade de alunos que fizeram a inscrição e a prova. O ranking é baseado na média geral dos concluintes do terceiro ano do ensino médio”.

O diretor destacou que alunos, professores, técnicos administrativos e terceirizados ficaram muito satisfeitos com o destaque. “Lembrando que não é simples. Nós obtivemos uma nota alta enquanto escola pública, frente a outras instituições que estão focadas 100% no resultado do Enem, que não é o nosso caso. Tentamos dar uma maior possibilidade aos nossos estudantes. Temos alunos que vão para o mercado de trabalho e fazem as faculdades particulares da região, e outros que vão para federais nos diferentes cursos mais concorridos do país”, apontou.

“Nossa instituição não é focada na preparação para o exame. Entendemos que a educação integrada e técnica no ensino médio é o que mais há de moderno no mundo. O aluno sai da escola com uma formação profissional e com uma bagagem muito grande para realmente trilhar o seu caminho da melhor forma possível, sendo o que quiser no futuro”, acrescentou o diretor do IFMG.

Investimento
Alex Fernandes também ressaltou o poder da escola pública, uma vez que quase 100% dos alunos da instituição são oriundos das escolas municipais e estaduais de Ipatinga e região.

“Nós continuaremos com o investimento público, tentando ofertar o máximo possível de estrutura, acompanhamento, professores qualificados e, sobretudo, oportunidades para os estudantes se dedicarem cada dia mais e alcançarem bons resultados”, enfatizou.

Ele ainda complementou que a instituição cumpre integralmente a lei de cotas. “Em que 50% das vagas são para concorrência. Outros 50% são divididos em renda per capita familiar abaixo do salário mínimo, em pessoas oriundas de escola pública, e por raça. Cumprimos toda a política de inclusão do governo”.

Bons resultados
Segundo o diretor, para alcançar algumas conquistas, como o campus Ipatinga ser considerado uma das melhores escolas públicas do país com grandes notas, é preciso bastante atuação.

“Desenvolvemos junto com os alunos simulados e atuações ao longo do ano para que eles tenham um melhor desempenho. Entretanto, também não deixamos essas questões só para o terceiro ano. Trabalhamos desde quando o estudante chega ao nosso campus um conteúdo de qualidade ofertado nas instituições federais de ensino. Conduzimos o aluno a alcançar os seus sonhos”, concluiu.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Confira a matéria completa em: www.diariodoaco.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM