Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço » Ipatinga » Instituição que atende deficientes visuais em Ipatinga participa de arraial solidário

Instituição que atende deficientes visuais em Ipatinga participa de arraial solidário

mn_20240612160656_lZGQ6Ri3z8.jpg

13 de junho, de 2024 | 07:00

Instituição que atende deficientes visuais em Ipatinga participa de arraial solidário

Divulgação
A festa junina solidária será no sábado, dia 15 de junhoA festa junina solidária será no sábado, dia 15 de junho

Neste sábado (15), a Associação dos Deficientes Visuais de Ipatinga (Adevipa) vai promover uma festa de Santo Antônio com fins solidários. Os fundos arrecadados durante o arraial servem de auxílio para manutenção da instituição, que atende pessoas com deficiência visual no município. Como parte de seu trabalho de adquirir mais recursos para o bom atendimento a quem conta com seu serviço, o arraial ocorrerá na Comunidade Santo Antônio, situada na rua Orlando Silva, no bairro Ideal.

Para fazer parte da festa, os representantes estão arrecadando carne de boi, mandioca para vaca atolada, bacon e linguiça para o feijão amigo. É possível entregar esses itens na sede da entidade, que fica localizada na rua Chiquinha Gonzaga, número 59, no Ideal. Há ainda a possibilidade de fazer uma contribuição com Pix pela chave [email protected], agência da Caixa Econômica Federal, com nome de “Associação dos deficientes visuais de Ipatinga”.

A Adevipa é uma associação sem fins lucrativos de caráter filantrópico que tem como objetivo integrar e incluir pessoas com deficiência visual na sociedade, de modo a combater a realidade da exclusão social.
Segundo a presidente e coordenadora da Adevipa, Yolanda Miranda Teixeira, com os fundos arrecadados na festa junina solidária é possível cumprir diversas demandas necessárias.

“Na festa, colocamos barraquinhas com caldos. Eles dão oportunidade para venda, que é muito importante para arrecadar fundos para a manutenção da entidade. Com isso, pagamos água, telefone e até mesmo combustível para a nossa Kombi. Precisamos adesivar o carro que compramos, um C3 de emenda parlamentar. Além disso, colocar o adesivo do governo federal, visto que a verba é federal. Esse é um dos fins do arraiá”, contou à reportagem do Diário do Aço.

Yolanda também pontuou que o arraial de Santo Antônio ainda contribui para comprar lanches para a associação. “Tudo isso ajuda no dia a dia de nossas atividades. É de suma importância a parceria que temos com a comunidade de Santo Antônio”, concluiu.

Importância
Um dos fundadores da Adevipa, Ivanir Dias, detalhou que a associação surgiu do trabalho feito no Centro de Atendimento Multidisciplinar Hebert de Souza (Cenam). Uma escola que atende alunos matriculados na rede municipal de ensino de Ipatinga, que apresentam transtornos e dificuldades de aprendizagem, além de deficiência visual e auditiva.

“Agora, a associação tem que cuidar da parte social, dos ambientes públicos para que neles tenham acessibilidade, até mesmo ao cinema. Eles trabalham para que os passeios públicos sejam acessíveis, que os bueiros não fiquem abertos, que tenham sinalizações táteis nos espaços públicos, que tenham semáforos com sinal sonoro. E que tenha todo esse engajamento para que a pessoa com deficiência tenha de fato a acessibilidade”, complementou Ivanir.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Confira a matéria completa em: www.diariodoaco.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM