Invest Minas Tur vai facilitar a atração de investimentos no setor, criando novas oportunidades de negócios
O presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, lançou nesta terça-feira (16/4), no estande mineiro na WTM Latin America, a Invest Minas Tur, uma  plataforma digital criada para facilitar a identificação de espaços com potencial para abrigar equipamentos turÃsticos no Estado.
âA Invest Minas está lançando a Invest Minas Tur, um market place que busca conectar quem tem ativos e projetos ligados ao setor de turismo com potenciais parceiros e investidores, que vão poder levar adiante esse negócio. Na prática, a gente é procurado por pessoas que têm algum ativo e que pode despertar o interesse do mercadoâ, explica Braga.
Ele cita exemplos: âComecei a construir um hotel em um lugar interessantÃssimo, mas o dinheiro acabou, não consegui terminar o prédio, a estrutura está lá e preciso de um investidor para complementar e viabilizar a execução do empreendimento. Eu tenho um casarão antigo, tombado, em determinado municÃpio, que está precisando de um retrofit, uma reforma, e que a partir dessa reforma ele pode ter uma destinação para um restaurante, um hotel ou qualquer outro equipamento ligado ao turismoâ,
Essas demandas geralmente costumam chegar com frequência à Invest Minas. E, por outro lado, também há procura de redes de hotéis e investidores querendo expandir seus negócios. âO nosso trabalho nosso enquanto agência de promoção de investimentos é conectar essas duas pontas. Até aqui nós temos tido muito sucesso nessa conexão: nos últimos anos, não é à toa que Minas registrou nos últimos 30 anos mais de R$ 3 bilhões em investimentos atraÃdos no turismoâ, destaca o gestor.
A âpeçaâ que estava faltando para tornar essa conexão mais permanente era uma plataforma que permitisse que as conexões possam acontecer de forma estruturada, para os responsáveis pela captação da agência não ficarem dependentes da sorte ou da indicação de alguém. âA partir de agora vamos ter sempre um portfólio aberto disponÃvel para consulta e visualizaçãoâ, enfatiza Braga.
Cadastro
A plataforma vai permitir também que os municÃpios possam cadastrar e promover suas localidades a partir de suas caracterÃsticas especiais. Braga cita Cássia, no sudoeste de Minas, como exemplo, que tem um forte turismo religioso. âCássia inaugurou recentemente um santuário dedicado à Santa Rita de Cássia. E existem redes de negócios especializados em turismo religioso. Então, o municÃpio poderá divulgar na plataforma aquela caracterÃstica peculiar que tem e chamar atenção das redesâ, explica.
O mesmo raciocÃnio se aplica também à s regiões focadas no ecoturismo, no turismo gastronômico ou de experiência, como é o caso de Andradas. A cidade do sul de Minas tem uma expansão crescente na produção de vinhos. Por meio da plataforma, acrescenta o gestor da Invest Minas, o municÃpio pode enaltecer essas caracterÃsticas para chamar a atenção e viabilizar a atração de empreendedores.
Como funciona
A Invest Minas Tur será um facilitador para a atração de investimentos no setor, uma vez que possibilitará uma conexão direta dos investidores com potenciais parceiros. O objetivo é dar visibilidade às diversas oportunidades existentes em Minas Gerais, através de uma vitrine na qual proprietários de imóveis e gestores municipais possam apresentar suas possibilidades e, assim, ampliar as chances de se obter recursos para a concretização dos empreendimentos.
São três funções principais: apresentação de oportunidades, conhecimento dos municÃpios e cadastro de novas oportunidades. Na plataforma, é possÃvel fazer uma pesquisa identificando-as pelo seu tipo de oportunidade, operação e situação. De atrações naturais a riquezas naturais e gastronômicas. Há, ainda, a possibilidade de conhecer as potencialidades, história e caracterÃsticas de cada um dos 853 municÃpios mineiros. MunicÃpios e empresas também podem cadastrar novas oportunidades.
Confira a matéria completa em: zug.net.br