Mais quatro cidades de Minas Gerais decretaram situação de emergência por causa das chuvas nas últimas 24 horas. Com os novos registros, chegou a 100 o total de municípios em anormalidade. Segundo balanço da Defesa Civil, publicado nesta segunda-feira (20 de janeiro), as cidades de Itaguara, Bonfinópolis de Minas, Galiléia e Nova Serrana entraram para a lista após registros de tempestades. O balanço leva em consideração as cidades que tiveram ocorrências desde o início do período chuvoso — em setembro do último ano.
Segundo o órgão, as cidades em situação de emergência foram atingidas por eventos climáticos como tempestades, vendavais, granizo e chuvas intensas. Com o decreto de anormalidade municipal reconhecido pelo Estado, as cidades têm facilidade na captação de recursos estaduais e federais para a reconstrução das estruturas danificadas pelas chuvas.
Até o momento, o Estado tem 417 desabrigados e 3.535 desalojados. Minas Gerais registrou vítimas pelas chuvas em Ipatinga (10 óbitos), Ipanema (três vítimas), Raul Soares (duas mortes), Uberlândia, Maripá de Minas, Coronel Pacheco, Nepomuceno, Capinópolis, Alterosa, Carangola, Tombos, Santana do Paraíso, Serro e Glaucilândia.
Confira a matéria completa em: zug.net.br