A assinatura da concessão para obras de melhoria na BR-381 em Minas Gerais, no trecho entre Caeté e Governador Valadares, realizada nesta quarta-feira (22 de janiro, tem sido comemorada e exibida como troféu por políticos mineiros que fazem parte da base de apoio do presidente Lula (PT). Um dos que abordou o tema com mais destaque foi o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Apesar da obra não estar vinculada à sua pasta, ele foi um dos articuladores e defensores de um tratamento prioritário para o tema. “Desde o primeiro dia do nosso governo, a rodovia voltou a ser prioridade. Trabalhamos muito pela chegada deste momento! Parabéns pelo trabalho, ministro Renan Filho (Transportes), ANTT e DNIT. Parabéns, presidente Lula. Prometeu e cumpriu”, disse.
O ministro ainda lembrou o longo prazo pelo qual a população aguarda uma solução para a questão. “Há 20 anos, quando fui diretor-geral do DNIT, no primeiro mandato do presidente Lula, realizamos as primeiras e imprescindíveis obras na rodovia, principalmente na região do Vale do Aço. Na campanha de 2022, estive novamente ao lado do presidente Lula em Ipatinga, quando ele prometeu transformar a chamada “rodovia da morte” em rodovia da vida e do desenvolvimento”, lembrou o político mineiro.
O deputado federal Reginaldo Lopes (PT), também lembrou que a assinatura é a quitação de uma das principais promessas de campanha de Lula para os mineiros. “Na época, como líder da bancada do PT e coordenador da campanha do presidente Lula em Minas, tive a honra de participar dessa conquista histórica, que foi um compromisso firmado em Ipatinga e está sendo cumprido hoje”, destacou. “Esse é o início de uma nova era para Minas Gerais: mais integração, desenvolvimento econômico e infraestrutura que respeita o povo”.
Quem também deu destaque à assinatura da concessão para obras na rodovia foi o deputado federal Rogério Correia (PT), que chegou a disputar a prefeitura de Belo Horizonte em outubro.
“Serão investidos R$ 9 bilhões na duplicação e melhorias no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares. Agora vai. Conhecida popularmente como “rodovia da morte”, a BR-381/MG é uma das estradas federais com o maior registro de acidentes do país. A rodovia passou por três leilões frustrados, até que em agosto do ano passado, após o Ministério dos Transportes reestruturar a proposta, três empresas se interessaram pela concessão”, lembrou o parlamentar.
Houve resistência da iniciativa privada em assumir o trecho da rodovia que fica na saída de Belo Horizonte. De acordo com interpretação do governo federal, existiriam incertezas técnicas em relação à quantidade de remoções de moradias que seriam necessárias e também riscos geológicos muito grandes para as intervenções, o que poderia aumentar muito o custo das obras.
Por causa disso, o governo Lula decidiu assumir a responsabilidade pelas ações no trecho até Caeté, na região metropolitana de Belo Horizonte, e dividiu as obras em dois trechos.
Proposta
O plano inicial dos primeiros 100 dias concentra-se na reabilitação da rodovia, com ênfase na segurança viária e em melhorias visíveis para os usuários. Entre as ações previstas, estão o reparo de pavimento, incluindo tapa-buracos e correções pontuais, a recuperação da sinalização vertical e horizontal, a roçagem da faixa de domínio, reparos iniciais em pontes e viadutos, limpeza das pistas e a manutenção e reforço do sistema de iluminação.
Com a concessão, serão realizadas 51 mudanças no traçado da BR-381, com a duplicação de 106 quilômetros de rodovia ao longo de 13 cidades.
O projeto de readequação da BR prevê, ainda, 83 quilômetros de faixas adicionais, 51 correções de traçado, áreas de escape, Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros e 23 passarelas para a travessia de pedestres. Também serão instalados pontos de atendimento ao usuário com o Centro de Controle de Operações (CCO), áreas de escape e Bases do Serviço Operacional (BSO) para apoio das equipes de atendimento médico de emergência, mecânico e demais incidentes na via.
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