O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou nesta quinta-feira (23) que o aguardado Plano Nacional de Ferrovias será apresentado na primeira quinzena de fevereiro. A iniciativa visa impulsionar o setor por meio da concessão de novos trechos ferroviários, abrangendo as regiões Sudeste, Norte e Nordeste do país. O plano prevê a oferta de aproximadamente 5 mil quilômetros de ferrovias para a iniciativa privada, com um investimento estimado em R$ 100 bilhões.
Além da expansão da malha ferroviária, o plano trará novas regulamentações sobre o direito de passagem nas ferrovias já existentes. Um dos destaques do programa é a construção do Anel Ferroviário do Sudeste, um traçado de 300 quilômetros que conectará Vitória (ES) a Itaboraí (RJ). Este projeto tem o objetivo de integrar a malha da Ferrovia Vitória-Minas (EFVM), operada pela Vale, à rede da MRS Logística.
“Apresentei a carteira de projetos ao presidente Lula, que aprovou a iniciativa. Agora, estamos nos organizando para o lançamento nos primeiros dias ou na primeira quinzena de fevereiro. A partir daí, vamos divulgar os projetos, discutir com o mercado e com os investidores”, afirmou Renan Filho durante participação no programa “Bom dia, ministro”, da EBC.
O Plano Nacional de Ferrovias conta com cinco grandes projetos, que serão detalhados no lançamento oficial. A expectativa é que a iniciativa traga modernização e eficiência para o transporte ferroviário no Brasil, fomentando o desenvolvimento econômico e a geração de empregos.
Confira a matéria completa em: zug.net.br