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Ipatinga cria benefício emergencial para famílias afetadas pelas chuvas

BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assina, nesta quarta-feira (22), o contrato de concessão da BR-381, conhecida como “rodovia da morte”, em Minas Gerais. O ato, firmado após décadas de promessas, será no Palácio do Planalto, que é a sede administrativa do governo federal em Brasília, às 11h.

A BR-381 será administrada pela Concessionária Nova 381, que investirá R$ 10 bilhões em 30 anos de concessão. Serão feitas obras em uma extensão de 303,4 km. O início será na capital mineira, em Belo Horizonte, no entroncamento com a BR-262/MG ((que segue para Sabará), e vai até a cidade de Governador Valadares, no entroncamento com a BR-116/MG.

A “rodovia da morte” é uma das estradas federais com o maior registro de acidentes em todo o país. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram 3.960 acidentes ao longo do trecho, sendo 420 deles com mortes, entre os anos de 2018 e 2023. Somente no primeiro semestre de 2024, foram 347 acidentes, uma média de um acidente a cada 12 horas.

Entre os problemas, estão traçados altamente sinuosos, pistas simples na maioria do percurso, baixa manutenção da estrutura e ausência de iluminação e sinalização.

Obras

O projeto de readequação prevê 51 mudanças no traçado da BR-381, com a duplicação de 106 quilômetros de rodovia que passam por 13 cidades. Ainda, a construção de 83 quilômetros de faixas adicionais, áreas de escape, pontos de parada e descanso para caminhoneiros e 23 passarelas para a travessia de pedestres.

Também serão instalados pontos de atendimento ao usuário com o Centro de Controle de Operações (CCO) e Bases do Serviço Operacional (BSO) para apoio das equipes de atendimento médico de emergência, mecânico e demais incidentes na via. As obras devem gerar cerca de 83,5 mil empregos.

O plano inicial é de que, em 100 dias, seja feita a reabilitação da estrada. O foco será em garantir segurança viária, como reparo de pavimento – especialmente em trechos esburacados -, além de pontes e viadutos, recuperação de sinalização e reforço de iluminação. Também estão na lista a roçagem da mata na faixa de domínio e a limpeza das pistas.

Leilão

A Concessionária Nova 381 foi criada pelo grupo 4UM Investimentos, que venceu o leilão da “rodovia da morte” em agosto de 2024, depois de três certames frustrados. De acordo com o governo, a empresa apresentou a proposta de menor tarifa de pedágio

O contrato define que a concessionária oferecerá um pedágio gratuito no primeiro ano e, depois disso, desconto para usuários frequentes, que são moradores e trabalhadores de cidades próximas que passam por trechos rodovia várias vezes por mês. Haverá opção de pagamento automático para motoristas, por meio do uso de TAGs.

Impacto

Além de reduzir o número de acidentes, as obras terão forte impacto econômico para Minas Gerais. Isso porque a BR-381 é tida como um importante corredor logístico para o escoamento de produtos industriais. A rodovia atravessa o Vale do Aço, no interior de Minas Gerais, e interliga o Estado mineiro, São Paulo e Espírito Santo.

A estrada tem um fluxo intenso de caminhões, ônibus e veículos leves no trecho ao longo de 13 cidades. O tráfego médio é de 24,7 mil veículos ao dia.

Além dos 13 municípios de Minas Gerais que passam pelos trechos, outros serão beneficiados indiretamente. A lista completa soma 21 cidades. São elas: Belo Horizonte, Sabará, Santa Luzia, Caeté, Nova União, Bom Jesus do Amparo, Barão dos Cocais, São Gonçalo do Rio Abaixo, João Monlevade, Bela Vista de Minas, Nova Era, Antônio Dias, Jaguaraçu, Timóteo, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso, Belo Oriente, Nhaque, Periquito e Governador Valadares.

Confira a matéria completa em: zug.net.br

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