O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), voltou a criticar o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quinta-feira (13 de fevereiro). Através das redes sociais, o chefe do Executivo mineiro publicou um vídeo ensinando uma receita com casca de banana para “não desperdiçar” nenhuma parte da fruta, mencionando alta no preço dos alimentos.
“Teve gente que ficou incomodada porque eu comi banana com casca ontem. Que fique. Hoje estou aqui aprendendo algumas receitas para não desperdiçar e aproveitar a casca da banana”, anunciou o governador. Na manhã de quarta-feira (12 de fevereiro), Zema publicou um vídeo no qual aparece comendo uma banana com a casca, sugerindo a ação para “economizar”.
Na nova publicação, o governador de Minas voltou a criticar posições do governo federal. “Sabe quando você escorrega na casca e não sabe de onde ela veio? É isso que o governo do PT está fazendo e todos nós estamos caindo. O preço da comida só sobe e o presidente vem falar para pararmos de comprar”, afirmou Zema.
O governador ainda fez menção ao governo de Fernando Pimentel (PT), que ocupou o cargo antes dele, ao afirmar que a “história de políticos desperdiçando e desviando dinheiro do povo” ocorreu em Minas e se repete no cenário nacional. “No meu governo, tivemos de dar um duro enorme, um esforço gigantesco para reerguer Minas Gerais. E, aqui, eu não tenho vergonha de falar: nós reaproveitamos tudo, inclusive a casca de banana”.
Zema encerrou o vídeo, no qual ensina uma receita de geleia de casca de banana, afirmando que encaminharia o preparo para o governo federal. “Vou mandar uma receita bem gostosa para o governo federal experimentar e ver que é possível comer bem sem jogar nada no lixo”, disse o governador.
Preço da banana
Apesar da menção de Zema à alta no preço dos alimentos, o custo da banana tem diminuído nos supermercados e sacolões de Belo Horizonte. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na capital mineira, em janeiro, a banana caturra caiu 10,46%, enquanto a banana prata subiu 1,75%, em comparação com os valores de dezembro. Já as frutas de maneira geral tiveram uma alta de 0,8% em um mês.
Já quando se olha para a variação em 12 meses, ou seja, entre janeiro de 2025 e janeiro de 2024, o preço da fruta se mostrou ainda melhor para os consumidores da capital mineira. Nesse período, o preço do quilo da banana caturra caiu 2,04%, enquanto a redução do valor do quilo da banana prata foi de 27,42%. As frutas de maneira geral, em 12 meses, ficaram 4,86% mais baratas, de acordo com os dados do IBGE.
Confira a matéria completa em: zug.net.br