Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Ipatinga cria benefício emergencial para famílias afetadas pelas chuvas

Ipatinga cria benefício emergencial para famílias afetadas pelas chuvas

Morreu na madrugada desta sexta (14), no Rio de Janeiro, um dos nomes mais importante do cinema brasileiro, o cineasta Cacá Diegues. Natural de Maceió (AL), e radicado na Cidade Maravilhosa desde os 6 anos de vida, ele tinha 84 anos e morreu após complicações em uma cirurgia.

Carlos José Fontes Diegues – seu nome de batismo – foi diretor de grandes produções como ‘Bye, Bye Brasil’, ‘Xica da Silva’, ‘Deus é Brasileiro’, Tieta do Agreste’, ‘Orfeu’ e ‘O Grande Circo Místico’, seu último filme em 2018 e lançado no Festival de Cannes. A produção, que é considerada um “moderno musical brasileiro” é baseada no poema homônimo de Jorge de Lima, que originou as músicas escritas por Edu Lobo e Chico Buarque para um balé. Cacá Diegues era colunista do jornal O GLOBO e sua última coluna foi publicada no domingo passado (9/2) em que analisou o Oscar e falou de Ainda Estou Aqui.

Cacá foi um dos fundadores do Cinema Novo anos anos 1960 ao lado de Glauber Rocha, Leon Hirszman, Paulo Cesar Saraceni, Joaquim Pedro de Andrade e outros cineastas.

Cacá Diegues também era imortal já que foi eleito como ocupante da cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras (ABL) em 2018. Ele herdou o lugar deixado pelo também cineasta Nelson Pereira dos Santos. Os dois eram grandes amigos.

Em 2016, Cacá foi enredo da escola de samba Inocentes de Belford Roxo. Na ocasião, o cineasta desfilou no último carro. “Estou muito feliz, pra mim é uma honra ser enredo de uma escola de samba”, disse na época em entrevista para a Globo.Cacá foi enredo da escola de samba Inocentes de Belford Roxo.

Cacá Diegues era pai de quatro filhos, sendo dois deles do casamento com a cantora Nara Leão, como a também cineasta, roteirista, produtora e editora franco-brasileira Isabel Diegues. Ele era casado, desde 1981, com a produtora de cinema Renata Almeida Magalhães. Em 2019, o diretor perdeu a filha, a atriz e roteirista Flora Diegues. Ela tinha 34 anos e lutava contra um câncer no cérebro. O cineasta deixa três netos. (Com agências)

Confira a matéria completa em: zug.net.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM