Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Ipatinga cria benefício emergencial para famílias afetadas pelas chuvas

Ipatinga cria benefício emergencial para famílias afetadas pelas chuvas

O governo municipal está concentrando no gabinete do prefeito decisões antes tomadas pelos setores de comunicação de secretarias e autarquias. Decretos publicados ao longo dos últimos dias pelo prefeito em exercício, Álvaro Damião (União), transferem das pastas para o gabinete deliberações sobre atendimento a jornais, televisões, rádios e revistas, incluindo entrevistas coletivas.

Os decretos já estão valendo para secretarias como a de Planejamento e Gestão, Esportes e Lazer, autarquias como a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), e também para a Controladoria Geral do município. Na prática, com os decretos, tudo o que era decidido pela própria pasta na área de comunicação terá que passar pelo gabinete.

Em alguns casos, o contato das pastas com a imprensa passava antes pela Secretaria de Assuntos Institucionais e Comunicação Social. Agora, porém, o contato a ser feito para tomada de decisões é no gabinete do prefeito. Em um dos decretos, o texto determina que a pasta – no caso a de Planejamento e Gestão – deve “planejar e coordenar as entrevistas coletivas e o atendimento a solicitações dos órgãos de imprensa em articulação com o gabinete do prefeito”.

Informações repassadas por integrantes do governo municipal dão conta que as mudanças foram tomadas por Damião, mas planejadas pelo prefeito afastado Fuad Noman (PSD) no ano passado. O prefeito em exercício assumiu o cargo no início de janeiro, com a internação de Fuad, que permanece sob cuidados em hospital da capital.

As mudanças foram colocadas em andamento ao mesmo tempo em que a prefeitura vem tirando do papel a reforma administrativa, também articulada por Fuad, que cria quatro secretarias no organograma da prefeitura. As novas pastas são as de Segurança Alimentar e Nutricional, Mobilidade Urbana, Administração Logística e Patrimonial e Secretaria Geral.

A reportagem enviou questionamentos à prefeitura sobre os motivos que teriam levado à concentração de decisões na área da comunicação no gabinete do prefeito. Não houve respostas até o fechamento dessa edição. No que se refere às equipes de comunicação das pastas, não há, ao menos até o momento, a intenção de acabar com os setores. A ideia é que haja um trabalho em conjunto, mas com todas as decisões concentradas no gabinete do prefeito.

Uma das pastas que em breve terá novo comando – e que já está funcionando com as recentes alterações no setor de comunicação – é a de Esportes e Lazer. A secretária Adriana Branco Cerqueira anunciou semana passada que vai deixar o cargo. Existe a expectativa de que a função seja entregue a um partido com representatividade na Câmara Municipal, com a intenção de formar uma base consistente da prefeitura na Casa.

Confira a matéria completa em: zug.net.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM