Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Ipatinga cria benefício emergencial para famílias afetadas pelas chuvas

Ipatinga cria benefício emergencial para famílias afetadas pelas chuvas

Patrocínio

Desde o último domingo (12), quando uma tromba d’água assolou a cidade de Ipatinga, diversas pessoas precisaram deixar suas casas e buscar abrigo nos pontos de apoio estabelecidos pela Prefeitura. Contudo, além de abandonarem seus imóveis, muitos desabrigados também não tinham para onde levar seus animais de estimação. Sensibilizada com essa situação, a administração municipal providenciou um abrigo para os animais no Ipatingão.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Ipatinga, por meio da Seção de Controle de Zoonoses (SCZ) e do Centro de Acolhimento Transitório de Animais (CATA), organizou e implantou rapidamente o abrigo temporário para cães e gatos em dificuldades, recebendo os primeiros animais na terça-feira (14). Entre eles estavam 11 cães do vigilante Wagner da Cruz Lira.

Assolados e sem saída

O morador do bairro Forquilha se lembra bem da madrugada do último domingo. Ele conta que chegou em casa por volta das 23h, foi dormir e, às 2h da manhã, foi acordado pela esposa ao perceberem que a água estava entrando na casa. “Comecei a puxar a água e, por volta das 5h, o barranco da frente tombou. Nós tentamos correr, mas o barranco de trás já tinha fechado a saída também. Ficamos ilhados até o prefeito chegar lá, conversar com a gente, acionar o pessoal da Defesa Civil e nos tirar de lá. Eles arrumaram um lugar para passarmos”, lembrou.

Nesse momento, ao encontrar o prefeito Gustavo Nunes, Wagner fez questão de falar sobre seus animais de estimação. “Eu falei com o prefeito: só saio de lá se for com os meus animais. E ele respondeu: ‘Pode deixar que nós vamos cuidar dos seus animais’. E hoje eu estou aqui com os meus animais. Graças a Deus ele [o prefeito] cumpriu a palavra dele e eu estou aqui”.

Além dos cães, Wagner também tinha em casa nove gatos, 27 galinhas e quatro patos, que também foram resgatados. As aves, ele optou por doar.

Abrigo

O abrigo montado pela Secretaria de Saúde é destinado aos animais das famílias desabrigadas devido à catástrofe ambiental. O espaço foi dividido em setores para cães de pequeno, médio e grande portes, além de separar os animais agressivos dos não agressivos. “A equipe do CATA, formada por veterinários, mantém o local organizado e cuida de toda a parte clínica dos cães e gatos, monitorando a saúde dos animais”, explicou o secretário de Saúde de Ipatinga, Walisson Medeiros.

O recolhimento dos animais é feito exclusivamente pela equipe da Seção de Controle de Zoonoses, utilizando o CATA-móvel. O veículo vai até o endereço informado pelos desabrigados, recolhe os animais, realiza uma triagem clínica, verifica a saúde dos bichos, faz a vermifugação, vacinação e coloca coleiras para proteção contra leishmaniose. Após esse processo, os animais são encaminhados ao abrigo temporário.

É importante destacar que os cães de pessoas desabrigadas que estão em outros abrigos, como a Escola Municipal Altina Olívia Gonçalves, no Iguaçu, e a Escola Municipal Chirlene Cristina Pereira, no Bethânia, também são levados para o Ipatingão. “Os animais são extremamente bem acolhidos, alimentados e, em caso de qualquer problema, a equipe de Zoonoses está pronta para atender”, enfatizou o secretário.

Apoio

A administração municipal conta com o apoio de ONGs para manter o abrigo limpo, sanitizado e bem ambientado, garantindo maior conforto aos animais. A população também pode contribuir com doações de ração.

Alegria

Mesmo longe de casa, mas aliviado por saber que seus cães estão bem cuidados, Wagner não esconde a alegria. “Eu tô feliz demais. A maior felicidade que tenho é estar junto com meus animais. Eu não posso ficar longe deles. Minha felicidade é essa. Sou muito grato ao Senhor por ter nos abençoado e colocado o prefeito no nosso caminho. Nem todo mundo gosta de animais, mas, pelo menos, o prefeito teve consciência e trouxe meus animais para cá”, declarou.

Até o início da da tarde desta quinta-feira (16), o local já abrigava 28 animais, 19 cães e 9 gatos.

Confira a matéria completa em: zug.net.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM