Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço » Ipatinga » Ipatinga decreta situação de emergência em meio a falta de leitos para tratamento de Síndrome Respiratória Aguda Grave

Ipatinga decreta situação de emergência em meio a falta de leitos para tratamento de Síndrome Respiratória Aguda Grave

gripe-mascara-pixabay.jpg

Ipatinga, no Vale do Aço, decretou estado de emergência em saúde pública. O decreto tem validade inicial de 90 dias, com possibilidade de prorrogação de acordo com os dados epidemiológicos. Segundo a Prefeitura de Ipatinga, a Secretaria de Saúde pediu a habilitação de 8 novos leitos de UTI pediátricas, 10 leitos de suporte ventilatórios e ainda a contratação de profissionais para atender a demanda pediátrica, juntamente de equipamentos.

Com o decreto, Ipatinga está autorizada a adotar medidas administrativas e assistenciais, incluindo aquisição pública de insumos e serviços essenciais, além de remanejar servidores para atender demandas emergenciais da Secretaria de Saúde.

Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)

As síndromes são caracterizadas por um conjunto de sinais e sintomas. Na síndrome gripal, o quadro evolui a partir da infecção pelo vírus Influenza. Já na SRAG, os sinais e sintomas são desencadeados por uma lesão que leva à inflamação e ao acúmulo de líquido no pulmão, podendo ter diferentes causas, como pneumonias causadas por bactérias, fungos e vírus (como o da Covid-19 e o Influenza). Os casos graves dessas síndromes em crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas são potencialmente fatais.

Confira a matéria completa em: radiomundomelhor.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM