Perigos do uso do celular ao volante estão entre os principais focos de conscientização
Além da produção de vasto material informativo, a Sesfit programou uma série de blitzes em pontos estratégicos e palestras nas escolas da rede municipal de ensino, a partir do dia 5 de maio.
A campanha também será levada a escolas particulares e empresas.
O tema da campanha Maio Amarelo deste ano é “Paz no trânsito começa por você”. Uma das grandes preocupações das autoridades é com o aumento de acidentes relacionados ao uso de celular ao volante. A distração com o aparelho vem custando caro ao país e já é a terceira causa de mortes no trânsito, atrás da combinação bebida e volante e do excesso de velocidade.
Ainda sobre o uso de celular ao volante, pesquisas revelam que a interação com o aparelho, seja falando ou trocando mensagens, aumenta em quatro vezes as chances de acidente. A distração afeta também os motociclistas em seus momentos de pilotagem, gerando distração.
Dicas da campanha
Não dirija se estiver com sono ou cansado. Jamais deixe de usar o cinto de segurança. Deixe o celular na bolsa ou guardado enquanto conduz o veículo. Preste atenção nos pedestres e ciclistas. Evite freadas e arrancadas bruscas. Seja educado e cortês se alguém cometer um erro. Respeite os limites de velocidade.
Motociclistas estão envolvidos em cerca de 70% dos acidentes de trânsito. Diante da vulnerabilidade dos veículos de duas rodas, as consequências de um acidente de trânsito ao motociclista tendem a ser muito mais graves.
Excesso de velocidade é a maior causa de acidentes de trânsito.
O cinto de segurança reduz o risco de morte entre motoristas e passageiros dos bancos dianteiros em até 50% e até 25% entre passageiros dos bancos traseiros.
Confira a matéria completa em: vale24horas.com.br