Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço » Ipatinga » Ipatinga é o município da região com mais casos de feminicídio

Ipatinga é o município da região com mais casos de feminicídio

mn_20240628153451_6IHRKIej0B.jpg

29 de junho, de 2024 | 08:30

Ipatinga é o município da região com mais casos de feminicídio

Tânia Rêgo/agência brasil
Entre 2021 e 2024, a cidade registrou oito casos de feminicídio  Entre 2021 e 2024, a cidade registrou oito casos de feminicídio

Por Isabelly Quintão – Repórter Diário do Aço
Neste ano, até o momento, a Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) apresentou uma soma de 13 casos de feminicídio entre os anos 2021 e 2024. Considerando os quatro municípios, toda a região teve uma maior quantidade de registros no ano que passou, com sete casos, sendo Ipatinga a cidade que abrange o maior número desse tipo de crime. Ela engloba oito dos 13 crimes computados entre 21 e 24.

As informações foram apuradas pela reportagem do Diário do Aço por meio de estatísticas disponibilizadas no portal da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG). Os dados de vítimas de feminicídio têm como fonte a Polícia Civil de Minas Gerais (PC-MG). Eles são atualizados mensalmente.

Em Ipatinga, os anos que constam uma maior quantidade de registros são 2021 e 2023. Em cada um deles, foram registrados três casos de feminicídio. Além disso, um caso foi aconteceu em 2022 e mais um em 2024. Assim, o município apresenta, ao todo, oito casos dessa violência contra mulher.

Há quase quatro anos, Timóteo apresenta somente dois casos, e Coronel Fabriciano apenas um. Ambos foram registrados no ano que passou. Enquanto isso, Santana do Paraíso teve um registro de feminicídio há dois anos e mais um em 2023.

Feminicídios tentados
Entre 2021 e 2024, Ipatinga também apresenta um maior número de casos de feminicídios tentados, com oito registros, assim como o de consumado. O ano que mais apresentou registros foi 2021, com três. No ano seguinte, dois casos foram registrados, bem como no posterior. Neste ano, a cidade já conta com uma vítima de feminicídio.

Os outros municípios da região, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso apresentaram somente dois casos neste mesmo período.

Em Fabriciano, um crime ocorreu em 2021 e outro em 2024. Timóteo, por sua vez, apresentou situações desse tipo de violência no ano que passou e neste. Por fim, Paraíso contabilizou dois casos no ano de 2022. No total, considerando toda a RMVA, são 14 casos de feminicídio tentado até o momento.

Já publicado:
Diariamente, cerca de 4,3 casos de violência doméstica são registrados na região
Em Ipatinga, maioria de denúncias de violações de direitos humanos é de violência contra mulher

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Confira a matéria completa em: www.diariodoaco.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM