Confira a matéria completa em: vox97.com.br
Fundado no dia 21 de maio de 1998, o Ipatinga Futebol Clube completa 25 anos neste domingo. Sem uma programação festiva oficial para comemorar a data, o Tigre sonha com dias melhores, sobretudo, a partir da temporada 2024, quando a equipe profissional quadricolor retomará suas atividades para a disputa, no próximo ano, de mais uma edição do Módulo I do Campeonato Mineiro.
Com uma trajetória de altos e baixos ao logo dessas mais de duas décadas, o clube viveu, em um curto período, sobretudo em seus primeiros dez anos de existência, uma grande ascensão, a ponto de chamar a atenção do país, com títulos e acessos que impressionaram o meio do futebol brasileiro.
A partir daí, o Ipatinga passou a conviver mais de perto com alguns insucessos.
Primeiros acessos
Logo em seu primeiro ano, 1998, o Ipatinga foi vice-campeão da Segundona Mineira (equivalente à Terceira Divisão do futebol estadual) e obteve, consequentemente, uma das duas vagas de acesso ao Módulo II da temporada seguinte.
Em 1999, mais um vice-campeonato do Tigre em nível estadual, exatamente no Módulo II, acompanhado (vice) também de uma das duas vagas à elite do Campeonato Mineiro de 2000, menos de dois anos desde a fundação do clube.
Temporada 2002
A partir daí, o Ipatinga também passou a disputar, nos segundos semestres de cada temporada, o Campeonato Brasileiro da Série C, com destaque para a edição de 2002, quando a equipe chegou à fase final e muito próxima do acesso à Série B nacional.
Aquela temporada (2002) já havia sido especial para o torcedor ipatinguense, com o então inédito vice-campeonato do clube no Mineiro do Módulo (disputado sem os times de Belo Horizonte), quando a Caldense foi então campeã estadual.
A segunda colocação quadricolor no Mineiro de 2002 deu vaga ao Tigre para a disputa da sua estreia em uma edição da Copa do Brasil, na temporada seguinte.
Primeiro título
O primeiro título oficial do Tigre só foi conquistado no fim de 2004, quando o time venceu a Taça Minas Gerais.
Maior conquista
Com vários jogadores e até membros de comissão técnica cedidos pelo Cruzeiro, o Ipatinga conquistou seu maior título em 2005, ao se sagrar campeão Mineiro do Módulo I diante do próprio parceiro, o Cruzeiro, em pleno Mineirão.
A ascensão continua
De quase classificado, na Série C do Brasileiro de 2005, para disputar a B nacional da temporada seguinte, o Ipatinga, em 2006, voltaria a uma final de Campeonato Mineiro, quando perdeu o bicampeonato para o mesmo Cruzeiro.
Ainda naquele ano, a equipe chegou à fase semifinal da Copa do Brasil e, enfim, subiu da C para a B do Campeonato Brasileiro de 2007, quando, na ocasião, garantiu uma inédita vaga de acesso à elite do futebol nacional da temporada seguinte, após mais uma boa campanha quadricolor na Copa do Brasil daquele ano (2007).
A queda
Em 2008, quando completou uma década de vida, ansioso por começar a jogar a máxima competição nacional, o Ipatinga viveu então a pior temporada de sua história.
A equipe colecionou dois importantes rebaixamentos, os primeiros de sua história, exatamente naquela temporada, ao cair para o Módulo II do Mineiro e ter sido rebaixado também no Brasileiro.
A partir daí, a queda do Ipatinga foi igualmente rápida, mesmo após conquistar o título de campeão Mineiro do Módulo II de 2009 e assegurar retorno à elite estadual seguinte.
Em 2010, o Tigre foi, pela terceira vez em sua história, vice-campeão do Mineiro, ao perder a taça para o Atlético.
Porém, o clube obteve outros dois rebaixamentos em menos de um ano: na Série B do Brasileiro de 2010 e no Mineiro do Módulo I de 2011.
Bi da Taça MG
A temporada do Ipatinga em 2011 foi encerrada com o surpreendente bicampeonato quadricolor da Taça MG, sobre o Boa, em Varginha.
Novo recomeço
Após uma tentativa frustrada de levar o clube para Betim, em 2013, o Ipatinga voltou ao Vale do Aço na temporada seguinte.
Campeão estadual
Em 2017, o Ipatinga, que havia sido rebaixado no Módulo II anos antes, conquistou o título de campeão da Segundona Mineira.
Feito inédito
Ter sido campeão estadual em 2017 fez do Tigre o único clube de Minas a conquistar o Campeonato Mineiro (2005), o Módulo II (2009) e a Segundona Mineira (2017).
Acesso
Em 2022, o Ipatinga foi vice-campeão estadual do Módulo II e obteve, automaticamente, uma das vagas de acesso à elite do futebol estadual deste ano.
Desde o rebaixamento da equipe, em 2011, o Tigre não disputava a principal competição do futebol mineiro.
2023
Este ano, o Ipatinga terminou a edição do Mineiro em 9° lugar.
Confira a matéria completa em: vox97.com.br